YOTEL Porto distinguido na última edição dos Yoscar’s

Washington DC recebeu os 2024 YOTEL GM Summit, uma cimeira que reúne todas as unidades YOTEL a nível internacional e que reconhece as unidades que se destacam em diferentes campos. O YOTEL Porto foi o hotel mais premiado desta edição, conquistando três YOSCAR’s: 2023 Engineering Team of the Year, 2023 HouseKeeping Team of the Year e 2023 Purple Goes Green Hero. O hotel ficou ainda em segundo lugar noutras três categorias: Brand Trailblazer, What’s On e Best Guest Experience.

Enquanto as duas primeiras categorias da qual se sagrou vencedor enaltecem o compromisso tecnológico, a inovação, e os elevados padrões de higiene assumidos por uma equipa de excelência, a categoria Purple Goes Green Hero reconhece o esforço para defender a sustentabilidade em todas as suas vertentes, desde as operações à equipa e comunidade local.

“Estas conquistas representam todo o esforço e dedicação da equipa do Yotel Porto, marcando a introdução bem-sucedida da marca YOTEL no mercado ibérico. O Yotel Porto tem sido pioneiro em várias práticas relacionadas com a sustentabilidade e integração na comunidade local, estabelecendo-se hoje como uma referência hoteleira em Portugal, tanto em termos de serviço como de experiência proporcionada ao cliente. Enquanto marca internacional com planos ambiciosos de expansão, reconhecemos a importância das boas práticas na nossa operação e acreditamos que este reconhecimento nos irá motivar ainda mais a sermos mais empreendedores no futuro, visando garantir que a experiência do nosso cliente seja cada vez melhor. Este ano, planeamos implementar algumas ferramentas de gestão novas na propriedade e também desenvolver novos projetos dentro da propriedade, desde logo com a abertura de um rooftop e futuramente de um novo restaurante, posicionando-nos cada vez mais como um hotel com serviços de referência na cidade do Porto”, refere o diretor geral do YOTEL Porto, Manuel Machado Carneiro.

Para alcançar este reconhecimento, que coloca o YOTEL Porto na liderança de práticas de sustentabilidade face a todos os hotéis da marca a nível internacional, a unidade adota uma série de boas práticas. O programa Purple Goes Green, disponível para estadias superiores a duas noites, em que o cliente pode optar por dispensar a limpeza do seu quarto, é apenas uma delas. Caso o faça, o hospede terá um crédito de 5,00€ para consumo no YOTEL Porto.

Para reduzir a utilização de papel, por exemplo, o YOTEL Porto dispõe de check-in através de um quiosque e faturas sem papel, enviadas por email. Ao nível da eficiência energética, os quartos YOTEL são equipados com sensores de movimento e presença nos quartos, o que permite que todas as fontes de energia sejam desligadas automaticamente sempre que não houver presença no quarto. As áreas comuns estão ainda equipadas com iluminação regulável com escurecimento da intensidade luminosa, o que permite reduzir o consumo de energia elétrica sempre que existam condições naturais para tal.

Paralelamente, o YOTEL Porto está equipado com 12 painéis solares que fornecem parte da energia necessária para o aquecimento de águas. Foram colocados filtros plug-in nas torneiras das áreas públicas e cabines, para reduzir o fluxo de água e, além disso, foram instaladas válvulas automáticas em cada cabine, otimizando o consumo de água, de acordo com um valor estipulado como ideal. Os dispensadores de produtos de higiene são recarregáveis, evitando a utilização de plásticos descartáveis.

Por fim, o YOTEL Porto está ainda equipado com um jardim vertical e acessos ao jardim principal, permitindo alojar alguma vegetação num espaço urbano. Esta medida proporciona uma redução no consumo de energia, uma vez que o jardim vertical funciona como isolante térmico e reduz a poluição sonora enquanto melhora a qualidade do ar.