Yescapa, a Airbnb das autocaravanas já conquistou os portugueses

A Yescapa, conhecida como a “Airbnb de autocaravanas”, já conquistou o mercado português, tendo, nos primeiros cinco meses da marca em Portugal, gerado meio milhão de euros aos proprietários portugueses. A Yescapa une proprietários de autocaravanas a pessoas que queiram ter umas férias diferentes, geralmente com maior contacto com a natureza e liberdade.

Chegada a Portugal em julho de 2018, a startup de origem francesa, conta já com 250 proprietários registados em Portugal e com 3.500 utilizadores portugueses que recorrem mais de 740 vezes à plataforma, em busca de umas férias diferentes. Em 2018, houve mais de 4000 pedidos de reservas para Portugal.

No total dos seis países onde atua – para além de Portugal, está presente em França, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália — a Yescapa contou, em 2018 com 225.508 dias de alugueres feitos, tendo mais de 6.500 veículos ao dispor, com diferentes características.

“A Yescapa chegou há menos de um ano a Portugal pelo que a aceitação que tivemos até agora superou em muito as nossas expetativas”, afirma a luso-descendente Julie da Vara, chief operating officer da Yescapa, a nível global. “Para além da tendência de muitos alemães e franceses alugarem autocaravanas para férias em Portugal, notamos que os portugueses têm a tendência de usar autocaravanas para sair do país e visitar países como Espanha e França”, conclui.

Dos alugueres feitos em Portugal em 2018, 40% foram feitos por portugueses e 60% por viajantes europeus, com destaque para os alemães e para os franceses. Esta é uma tendência que a marca pensa que se vai intensificar em 2019, uma vez que já existem mais de 100 reservas feitas por cidadãos alemães para este ano. O destino Portugal era já o mais procurado pelos viajantes Yescapa, mesmo antes da empresa chegar a Portugal. No entanto, a Yescapa procura potenciar o turismo em zonas do interior, ou locais menos turísticas mas com património relevante.

Para 2019, e em Portugal, a Yescapa pretende triplicar o número de reservas e continuar a aumentar o número de autocaravanas ao dispor dos viajantes.