Xénios2024: “Vejo-me, diariamente, a tentar ser 1% melhor que no dia anterior”, Bruno Gamito

A ADHP – Associação de Diretores de Hotéis de Portugal distingue, todos os anos, a excelência da Hotelaria através dos Prémios Xénios. Ambitur falou com os vencedores deste ano que nos explicam o que significa receber esta distinção, falando-nos também do seu percurso e motivações. Bruno Gamito, diretor do Wyndham Residences Alvor Beach e do Hotel Baía Cristal, obteve a distinção de Melhor Jovem Diretor de Hotel em 2024.

O que significa para si ser reconhecido com o Prémio Xénio 2024?

Este prémio foi o culminar de um ano 2023 repleto de mudanças e novos desafios, onde ingressei na PG Hotels & Resorts, como diretor de dois hotéis – o Hotel Baía Cristal e o Wyndham Residences Alvor Beach.

Significa que o trabalho desenvolvido foi reconhecido pelos pares, o que me deixa orgulhoso e naturalmente muito satisfeito.

Porquê trabalhar em Hotelaria? O que o move todos os dias?

Hotelaria é uma indústria que trabalha com pessoas e para pessoas. É nesse prisma que me dedico diariamente – Proporcionar excelentes experiências aos que nos visitam, como também manter um clima interno saudável, enérgico e motivador.

Qual foi o seu percurso profissional até chegar aqui?

Iniciei o meu percurso profissional nos Hotéis Vila Galé, onde destaco a passagem como assistente de direção no Vila Galé Clube de Campo e no Vila Galé Porto. Mudei-me para a NAU Hotels em 2013, nos hotéis Salgados Palace e Salgados Palm Village. Fui subindo todas as “escadas” até que em 2022 fui convidado para diretor da unidade Morgado Golf & Country Club. Em 2023, iniciei um novo desafio, como diretor do Hotel Baía Cristal e Wyndham Residences Alvor Beach.

Qual é a sua formação?

Sou licenciado em Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve e com o Curso de Especialização em Direção Hoteleira ministrado pela ADHP.

Onde se vê daqui a 10 anos?

Não tenho um objetivo claro de onde poderei estar daqui a 10 anos. Vejo-me sim, diariamente, a tentar ser 1% melhor que no dia anterior e certamente que o futuro poderá proporcionar boas oportunidades de desenvolvimento.

A quem gostaria de dedicar este Prémio?

Dedico este prémio à equipa que comigo trabalha diariamente, como também a todos os profissionais com quem tive o privilégio de trabalhar, estudar e desenvolver os meus conhecimentos até ao dia de hoje. Dedico também à minha família e amigos, que me proporcionam a estabilidade necessária para trabalhar e atingir os objetivos nesta desafiante área.

 

Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?

Deixo uma mensagem de esperança nesta indústria apaixonante. A indústria hoteleira continua em franca expansão a nível nacional e internacional. Existe uma panóplia de excelentes oportunidades, por isso, estudem, investiguem, explorem; e certamente irão descobrir lugares desafiantes e motivantes onde poderão desenvolver as capacidades a nível pessoal e profissional.

Leia também… 

Xénios2024: “Servir pessoas é dar e receber um sorriso genuíno, com o foco na excelência do serviço”, Carla Silva