WTTC/ForwardKeys: Forte aumento das viagens internacionais a nível global

A WTTC e a ForwardKeys acabam de anunciar um forte crescimento nas reservas de voos internacionais à medida que o turismo internacional retoma. A rápida recuperação das reservas foi revelada na 21ª Cimeira Global da WTTC, em Manila, e permitem perspetivar com otimismo as viagens para estas férias de verão, com os destinos de sol e mar, como as Caraíbas e a América Latina, a liderar as reservas internacionais.

Segundo a ForwardKeys, os países que estão no topo do TOP 20 em termos de destinos com melhor desempenho para este verão são Costa Rica, Aruba, República Dominicana e Jamaica, sendo que todos eles dependem fortemente do turismo internacional. Estes destinos lideram as reservas que já superam os níveis pré-pandémicos.

No ano passado, a retoma gradual da indústria foi significativamente abrandada pelo aparecimento da variante Ómicron. Contudo, o futuro parece mais risonho para 2022.

Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC, afirma: “Os dados de reservas de 2022 da ForwardKeys e WTTC são um sinal firme da forte recuperação do setor do turismo a nível global. As viagens para a região da Ásia Pacífico dão sinais impressionantes de melhoria à medida que os destinos vão reabrindo as fronteiras a turistas, acompanhando a procura”.

Olivier Ponti, da ForwardKers, revela que “é muito animador que a Ásia esteja finalmente a iniciar a reabertura, o que está a impulsionar o regresso às viagens para a Ásia e dentro da região, que serão fundamentais na recuperação global da economia”.

Segundo os dados agora revelados, os números do primeiro e segundo trimestres deste ano estão a demonstrar um crescimento de três dígitos para reservas de voos de todo o mundo, comparativamente com o ano passado, incluindo as Américas, Europa e Ásia.

[blockquote style=”1″]Os viajantes estão desejosos de passar mais tempo a viajar após o abrandamento das restrições, com uma forte procura pelas classes de cabine premium em 2022. Outras tendências que se verificam incluem maior volume de reservas last-minute.[/blockquote]

Os viajantes estão desejosos de passar mais tempo a viajar após o abrandamento das restrições, com uma forte procura pelas classes de cabine premium em 2022. Outras tendências que se verificam incluem maior volume de reservas last-minute.

Mais sinais da retoma das viagens podem ver-se nas chegadas à Europa, com um forte crescimento de 350% das chegadas internacionais no primeiro trimestre de 2022 face ao ano passado.

Os países da Ásia Pacífico também assistiram a um aumento das chegadas nos primeiros três meses do ano, face a 2021, com as reservas na região a subirem 275%.

No segundo trimestre, a ForwardKeys preveem maior aceleração da continuação desta recuperação com um aumento significativo das reservas internacionais, que dispararam 264% face ao ano anterior.

Esta aceleração será particularmente evidente na Ásia onde as restrições estão a ser removidas. As Filipinas, que receberam a Cimeira Global da WTTC, são o destino de crescimento mais rápido no sudeste da Ásia, subindo 29% no segundo trimestre deste ano face ao primeiro trimestre.

O cenário para o verão é dominado pela retoma das viagens para as Caraíbas e América Latina, o que inclui sete em cada 10 dos principais destinos de viagens.

A Índia e o Paquistão também estão muito procurados, graças sobretudo a viagens para visitar família e amigos.

[blockquote style=”1″]Já na Europa, destinos como a Islândia, Grécia, Portugal, Espanha e França estão a demonstrar uma forte recuperação com as reservas de viagens ligeiramente abaixo dos níveis pré-pandemia.[/blockquote]

Já na Europa, destinos como a Islândia, Grécia, Portugal, Espanha e França estão a demonstrar uma forte recuperação com as reservas de viagens ligeiramente abaixo dos níveis pré-pandemia.

A África e o Médio Oriente também estão na lista dos TOP 20 com a Tanzânia, Qatar e Egito a aproximarem-se dos níveis de turismo pré-pandémicos.