Volta Nacional: “Turim Palace Hotel. Cultura chumba alterações a projeto imobiliário em Sintra”

Público 

“Cultura chumba alterações a projeto imobiliário em Sintra”

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou o projeto de alteração da empreitada que visa transformar a antiga casa da Gandarinha, em Sintra, no Turim Palace Hotel, uma unidade de cinco estrelas. A obra está neste momento embargada depois de, em meados de fevereiro, a Câmara de Sintra ter detetado “desconformidades” com o projeto que fora aprovado e licenciado. Face ao embargo da empreitada, o projeto de alteração foi encaminhado para a DGPC para ser apreciado, uma vez que os terrenos da antiga casa da Gandarinha se inserem na paisagem cultural de Sintra, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, e estão abrangidos pela Zona Especial de Proteção do Castelo dos Mouros, Cisterna e Igreja de Santa Maria.

“Portugal é o 12.º no ranking do turismo”

Portugal alcançou pela primeira vez o 12.º lugar do ranking geral de competitividade turística do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum, WEF) e o primeiro lugar a nível mundial em termos de qualidade das infraestruturas turísticas, de acordo com o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019, agora divulgado.

“Algarve quer destacar-se no turismo wellness”

O turismo de saúde e bem-estar é uma das grandes apostas do Algarve para os próximos anos. Este será tema central da Conferência de Turismo no Algarve 2019, que decorre a 27 de setembro. Atualmente, os viajantes de saúde e bem-estar gastam mais de 600 mil milhões de euros em todo o mundo anualmente. E o Algarve “tem todos os ingredientes para se tornar a Meca para os viajantes de saúde e bem-estar em todo o mundo”. As palavras são de Andrew Coutts, CEO da ILM Tourism & Hospitality Real Estate Group Portugal, uma das entidades organizadoras do encontro. A região “está à beira de uma transformação ligada à rápida expansão da indústria do turismo da saúde e bem-estar”, acredita.

Jornal de Notícias

“Paraquedismo turístico ameaça combate a fogos”

Em menos de duas semanas, paraquedistas amadores e aeronaves de combate a fogos estiveram envolvidos em acidentes, que, por pouco, não resultaram em tragédias. (…) A certificação das pistas e a autorização da atividade das empresas compete à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que descarta qualquer responsabilidade nos acidentes, uma vez que é aos diretores dos aeródromos que cabe a gestão das operações. (…) Os problemas na coexistência destas atividades aumentam nesta altura do ano, quando o dispositivo de combate a incêndios está em prontidão máxima e também há maior procura para a prática de paraquedismo. Quando os segundos estão no ar, com várias pessoas a bordo, a fase de saltos pode obrigar a que uma aeronave acionada para o combate a um fogo tenha de aguardar cerca de 20 minutos para poder levantar voo.

“Geoparque da Serra da Estrela reconhecido pela UNESCO”

Portugal vai passar a ter cinco geoparques mundiais, na sequência da aprovação da candidatura do geoparque da Serra da Estrela, que se junta aos de Terra de Cavaleiros, Açores, Arouca e Naturtejo. Segundo Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a aprovação da candidatura por parte da UNESCO “é o reconhecimento do potencial geológico do território e do seu património natural e cultural e, nessa medida, um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável de toda a região da Estrela”.

“Ryanair quer despedir 12 tripulantes”

A companhia aérea Ryanair enviou uma nota de culpa a 12 tripulantes de cabina com a intenção de os despedir, alegando incumprimento dos serviços mínimos na greve de 21 a 25 de agosto, informou fonte sindical. A informação foi confirmada pela presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil. (…) “Serviços mínimos que a própria empresa arranjou”, afirmou Luciana Passo, considerando tal procedimento uma “ilegalidade enorme”, uma vez que os trabalhadores visados cumpriram os serviços decretados pelo Governo.

Jornal de Negócios

“Hi Fly com novo Airbus A330neo”

A companhia aérea portuguesa Hi Fly aumentou a sua frota de aviões com um novo Airbus A330neo, que foi entregue esta terça-feira numa cerimónia nas instalações da Airbus em Toulouse. A companhia conta acrescentar cinco aeronaves este ano.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.