Jornal Económico
“Natal e fim de ano com preços recorde, mas hotéis a meio gás”
Apesar dos preços médios registarem um aumento recorde, os hotéis portugueses vão estar com uma ocupação a meio gás para o Natal e Fim de Ano. “Neste momento temos cerca de 40% de ocupação, com perspetiva de chegar aos 50/55%, no Natal. Para a passagem de ano é de cerca de 60% com perspetiva de chegar acima dos 80%”, revela Hélder Marcelino, da Minor Hotels.
Vida Económica
“Custo do novo aeroporto de Lisboa deve aproximar-se de 9000 milhões de euros”
A construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete poderá custar cerca de nove mil milhões de euros, um aumento de 47% face aos 6,1 mil milhões inicialmente estimados pela Comissão Técnica Independente.
“Líderes tecnológicos adotam IA no setor da restauração”
O setor da restauração tem feito avanços significativos na adoção de novas tecnologias. De facto, nove em cada 10 (89%) líderes tecnológicos afirmam utilizar a IA nas suas operações de negócios.
“Korean Air adquire uma participação de 63,88% na Asiana Airlines”
A Korean Air concluiu a aquisição da Asiana Airlines, quatro anos após ter anunciado a sua decisão.
“Turismo posiciona Portugal nos mercados globais”
No Millennium Portugal Exportador 2024, diversas personalidades participaram ativamente em painéis e sessões dedicadas à internacionalização das empresas portuguesas. Rita Marques, presidente da Fundação Livraria Lello e do Conselho Estratégico da BTL, destacou a importância do turismo cultural e do património histórico para a projeção internacional de Portugal.
Nascer do Sol
“Novo aeroporto: Relatório da ANA requer mais esclarecimentos”
A ANA já entregou o relatório inicial do novo aeroporto ao Governo mas não é público, está a levantar questões e pede-se transparência e mais esclarecimentos. Um deles é a forma como o aeroporto será pago. Outra polémica é o contrato de concessão com a ANA. Diz o relatório que a obra vai ser financiada através da alteração das taxas aeroportuárias e da extensão do prazo de concessão, que termina em 2062.
Negócios
“Marca TAP na rota da valorização antes da venda”
Numa altura em que a reprivatização da TAP está prestes a descolar, o valor financeiro da companhia tem aumentado, fruto dos bons resultados, e não só. Quanto ao plano de reestruturação, especialistas aplaudem da implementação mas alertam para alguns problemas estruturais.
Expresso
“TAP: Regras da venda avançam até março”
Será bem-vindo à privatização da TAP quem tiver um projeto que se encaixe nos objetivos do Governo. Não há exclusões à partida. Será esse o lema do Governo para a venda da transportadora aére, cujo caderno de encargos será preparado no primeiro trimestre de 2025. O documento essencial onde ficará definido o perfil dos candidatos desejados pelo Executivo de Luís Montenegro, onde serão estabelecidas as linhas vermelhas e ficará definida a percentagem de capital a privatizar deverá ser preparado nos primeiros meses do ano.
“TAP quer reclamar de decisão do Supremo que custará milhões”
É um tema sensível que está a preocupar a TAP e o Governo. O Supremo Tribunal de Justiça deu razão a tripulantes de cabina da TAP dispensados na pandemia, que discordam da decisão e que pediram retroativos por não terem sido integrados nos quadros da empresa.
“Associação de AL preocupada com autárquicas”
Um possível referendo sobre o AL em Lisboa fez soar os alarmes sobre este negócio. A ALEP teme que haja uma popularização dos discursos em ano de eleições autárquicas, particularmente porque os municípios ganharam poderes na regulamentação do setor em 2024. E em Lisboa a proposta de um referendo para cancelar registos também inquieta a indústria de AL.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.





















































