Volta Nacional: “Proibir a construção de mais hotéis? Sim ou não”
Negócios
“Guimarães lança «Turismo Criativo e de Experiências»”
“Turismo Criativo e de Experiências” é o novo produto turístico do concelho de Guimarães, uma combinação de diferentes programas lúdicos transversais e todas as atividades turísticas, fomentando o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado, tais como o turismo cultural e patrimonial, o desportivo, o gastronómico, o enoturismo, o científico e o turismo de natureza.
Negócios
“ANA avança para tribunal arbitral por perdas da Covid”
A ANA – Aeroportos de Portugal avançou para tribunal arbitral para obter do Estado uma compensação de cerca de 200 milhões de euros por causa das perdas durante a pandemia. A intenção da gestora dos aeroportos nacionais de recorrer à arbitragem já tinha sido manifestada em 2022, mas o processo apenas deu entrada no passado mês de março.
“Estado quer corrigir valor da partilha de receitas, ANA discorda”
O Estado já recebeu cerca de 26,5 milhões de euros da ANA no âmbito do regime de partilha de receitas previsto no contrato de concessão assinado em 2012.. No entanto, considerou que o montante apurado pela gestora dos aeroportos nacionais não estava correto e pediu, por isso, a correção dos pagamentos já efetuados relativos aos exercícios de 2022 e do ano passado.
Nascer do Sol
“Proibir a construção de mais hotéis? Sim ou não”
Em várias cidades europeias, como Amesterdão, há um sinal vermelho à construção de mais hotéis por causa do alegado turismo em excesso. E em Portugal, deve ser restringido o licenciamento de mais hotéis? Em debate, Luís Mendes, geógrafo no CEG e no IGOT-UL e Bernardo Trindade, presidente da AHP e administrador do Grupo PortoBay. Para o primeiro, “é aceitável limitar a carga turística ou a turistificação”, e para o segundo “uma coisa é a limitação e proibição; outra é a regulação”.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.