Volta nacional: “Manuel Beja acusa governo de demissão por «conveniência política»”

Público

“Beja critica PS por proteger Governo quando este não protegeu a TAP”

Manuel Beja, ‘chairman’ demissionário da TAP, afirmou, na comissão parlamentar de inquérito à TAP, que a sua demissão foi uma “conveniência político-partidária” e acusa o Governo de ter posto em causa as condições para uma boa gestão na transportadora aérea.

“Galamba na mira da oposição por causa de reunião secreta com a CEO da TAP”

Os partidos na Assembleia da República mantêm dúvidas em relação à reunião que o PS e assessores do Governo tiveram com Christine Ourmières-Widener, em janeiro. O PSD chegou mesmo a pedir que a audição de João Galamba, atualmente ministro com a tutela da TAP, seja antecipada.

 

Diário de Notícias

“Novo Aeroporto. Santarém puxa dos galões: «Esta é a melhor solução»”

Um consórcio privado constituído por várias empresas nacionais apresentou esta semana um projeto para a instalação de um novo aeroporto em Santarém. A proposta é sustentada por quatro municípios do Médio Tejo – Santarém, Golegã, Torres Novas e Alcanena -, combatendo propostas mais robustas como Montijo e Portela.

“Manuel Beja acusa governo de demissão por «conveniência política»”

O ainda ‘chairman’ da TAP considera a sua demissão “injustificada”. Ao ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito à gestão da transportadora, Manuel Beja acusou o Governo de “conveniência político-partidária” e afirmou que recebeu a notícia da demissão por telefone, no mesmo dia em que Fernando Medina o anunciou ao país, “sem qualquer referência” ao tema da justa causa.

 

Jornal de Notícias

“Governo acusado de ingerência e TAP arrisca multa pesada”

Manuel Beja acusou o Governo de o ter demitido e à CEO da TAP por “conveniência político-partidária” e criticou a ingerência dos ministros. Na comissão parlamentar de inquérito à TAP, o presidente do Conselho de Administração da companhia aérea revelou ainda que a CMVM abriu um processo de contraordenação contra a TAP, num valor até cinco milhões de euros, pela informação prestada ao mercado sobre o motivo da saída de Alexandra Reis.

“Promotor acredita nas vantagens de Santarém”

O promotor do projeto para a construção de um aeroporto em Santarém, custeado por entidades privadas, defendeu, esta semana, as “vantagens diferenciadoras” da localização. Os autarcas da região criticam o surgimento de novas opções “a meio do processo”, mas confiam nas mais-valias do projeto.

“Festival de Balonismo quer atrair turistas ao Nordeste”

Cinco concelhos do Nordeste Transmontano vão transformar a região na capital do balonismo, a propósito do “Sabor & Vilariça Ballon Fest”. Esta será a primeira edição do Festival Internacional de Balonismo, que o presidente do Turismo do Porto e Norte acredita poder “alavancar” o território e dinamizar estes concelhos de baixa densidade populacional.

 

Jornal de Negócios

“Manuel Beja critica inação do Governo na TAP”

Manuel Beja criticou a “inação” dos ministérios das Infraestruturas e das Finanças. O presidente exonerado do Conselho de Administração da TAP disse, ao ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito à gestão da companhia aérea, que não tem dúvidas de que a demissão se tratou de uma “conveniência político-partidária”.

“Devolução da indemnização à espera de «instruções» do Fisco”

Na Assembleia, Manuel Beja avançou que o processo de devolução da indemnização de Alexandra Reis está do lado das Finanças. Em causa estão acertos de contas relativos a parte dos 500 mil euros, que foi entretanto alvo de descontos para efeitos de IRS.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.