Volta Nacional: “Humberto Delgado vai aumentar capacidade antes de encerrar”

Negócios

“Luís de Camões substitui Portela na próxima década”
MAis de 50 anos e quase 20 localizações depois, o novo aeroporto de Lisboa vai ser construído no campo de tiro de Alcochete. Luís Montenegro, que tinha prometido que a decisão seria tomada nos primeiros dias do seu Governo, anunciou-a esta terça-feira ao país e disse que a futura infraestrutura terá o nome de Luís de Camões. O aeroporto, que estima que possa demorar no mínimo 10 anos e no máximo 15 a começar a operar, terá um modelo assente em duas pistas, com capacidade para processar 90 a 95 movimentos por hora, mas com possibilidade de expansão que lje permita chegar às quatro pistas.

“ANA vai cumprir decisão «nos termos do contrato de concessão»”
A ANA “vai dar seguimento ao processo de desenvolvimento desta decisão, nos termos do contrato de concessão”.

“Santarém lamenta escolha e lembra que era a única opção sem fundos públicos”
Face à decisão da escolha de Alcochete para receber o novo aeroporto da região de Lisboa, a Magellan 500 – promotora do projeto de construção de um aeroporto na região de Santarém – veio reafirmar que continua “disponível e a trabalhar no sentido de proporcionar ao país uma solução para a expansão da capacidade aeroportuária, servindo a Grande Lisboa e o Centro de Portugal”.

“Humberto Delgado vai aumentar capacidade antes de encerrar”
O Governo já decidiu que o aeroporto Humberto Delgado vai encerrar cerca de um ano depois da nova infraestrutura em Alcochete começar a operar, o que prevê que possa demorar no mínimo 10 anos e no máximo 15. Até essa altura, o Executivo quer expandir o atual aeroporto da capital atravésa da realização de investimentos seletivos e de natureza temporária, entendendo que a ANA deve maximizar a capacidade operacional da infraestrutura para ser capaz de dar resposta à crescente procura a curto prazo.

“Alta velocidade vai pôr Lisboa a três horas de Madrid em 2034”
O Governo decidiu antecipar a conclusão da ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, incluindo a construção da terceira travessia do Tejo entre Chelas e Barreiro, e acessos ao novo aeroporto de Alcochete. O Executivo de Luís Montenegro prevê que o projeto permita realizar a viagem entre as duas capitais ibéricas em três horas a partir de 2034.

Diário de Notícias

“Governo promete novo aeroporto, nova ponte sobre o Tejo e o TGV até Madrid”
Executivo confia que o Aeroporto Luís de Camões terá em 2034 as duas pistas já concluídas e que já será possível, nesse ano, a ligação TGV Lisboa-Madrid.

“Decisão é «boa notícia». Espera-se que seja definitiva”
“Só espero que esta seja uma decisão definitiva que não venha a ser colocada em causa por outros governos, algo a que infelizmente já assistimos nos últimos anos”, sublinhou ontem Francisco Calheiros, presidente da CTP. A escolha de Alcochete é “a opção correta” que só “peca por atraso”, frisou por sua vez António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas, que integrou a Comissão Técnica de Acomanhamento dos Trabalhos da Comissão Técnica Independente do Novo Aeroporto de Lisboa.

“Receitas turísticas sobem 15%”
Os proveitos totais do alojamento turístico em Portugal cresceram 15% no primeiro trimestre, para 912,7 milhões de euros, e os relativos a aposento também subiram 15%.

Público

“Novo aeroporto vai custar pelo menos 6105 milhões”
No melhor dos cenários, a obra ficaria concluída até 2031, e o investimento seria superior a 6,1 mil milhões de euros, mas o próprio Governo admite que estas estimativas, que foram feitas pela CTI, são “otimistas” e aponta para prazos e custos superiores a estes.

“Governo quer antecipar alta velocidade Lisboa-Madrid e ponte sobre o Tejo”

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.