Volta Nacional: “Faltam projetos turísticos no Algarve”
Sol
“Faltam projetos turísticos no Algarve”
A região do Algarve foi uma das que mais cresceram ao nível do mercado residencial e turístico, nas últimas décadas do século passado. Mas na viragem para o século XXI e na entrada do novo milénio tudo se alterou, e nem mesmo a atração do sol algarvio conseguiu afastar o “fantasma” da retração na comercialização de habitação. Todavia, em 2015 poderá ser o melhor ano de sempre do turismo em Portugal. O país está a captar a atenção ao nível internacional e a chegada de turistas é crescente, na opinião de Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve. É necessário voltar a olhar para os projetos turísticos que ficaram parados, enquatro outros estão a agarrar a oportunidade. Mesmo que não sejam de grande dimensão nem construídos de raiz e explorados por grandes cadeias hoteleiras, vão surgindo empreendedores que apostam no turismo, aproveitando a reabilitação de imóveis locais. Exemplo disso é o Vila Cacela, que abriu esta semana em regime de soft opening.
“Comprador da TAP em falência técnica”
A DGN Corporation, empresa através da qual David Neeleman integra o consórcio vencedor da privatização da TAP, apresenta capitais próprios negativos e e prejuízos desde 2011. A DGN Corporation, com sede no Utah, EUA, fechou o ano 2014 com um capital próprio negativo de 5,06 milhões de dólares (cerca de 4,6 milhões de euros). Segundo as contas da DGN, em 2014 as receitas ficaram bastante abaixo das despesas, que rondaram os 156 mil dólares. “O Atlantic Gateway cumprirá todas as obrigações de capitalização do grupo TAP, suportada pelos seus acionistas Barraqueiro e DGN bem como por outras fontes de financiamento devidamente asseguradas, conforme resulta do contrato celebrado com a Parpública”, segundo fonte oficial do Atlantic Gateway.
“Turismo é muito mais do que Bed & Breakfast”
Por Luís Lima, presidente da CIMLOP
A expressão B&B, sigla de Bed & Breakfast, está a impor-se num Portugal que expande a vocacção de país de acolhimento turístico. Mas, na verdade, turismo é muito mais do que mais algum B&B – que sempre houve, embora estas designações turísticas – como foi sublinhado no seminário nacional que a APEMIP promoveu. (…) Não basta que Portugal seja um porto seguro para investimento. Nem basta sermos acolhedores. Nem basta preços competitivos pois, repito, turismo é muito mais do que mais algum B&B.
Jornal de Notícias
“Termalismo de luxo custou quatro milhões”
A estância termal das Taipas, em Guimarães, inaugura hoje as obras de quatro milhões de euros que transformaram aquele complexo de termalismo de luxo, dada a variedade de oferta na área de saúde e bem-estar. A cooperativa Taipas Turitermas, cuja maioria do capital pertence à Câmara de Guimarães, aproveitou as indicações terapêuticas únicas da água da vila termal e construiu duas piscinas interiores. A obra também se centrou no espaço exterior do complexo termal, agora com pintura fresca e ajardinado para acolher a população.
“Oktoberfest no Marriott”
O Lisbon Marriott Hotel celebra o espírito de diversão associado a festa tradicional alemã de Munique organizando o seu Oktoberfest. A sétima edição desta fest está marcada para os dias 24, 25, 26, 30 de setembro e 1, 2, 3 de outubro de 2015, no Citrus Bar & Restaurante, das 19 às 23 horas.
Vida Económica
“Monverde Wine Experience Hotel cria programas de enoturismo”
“Da Vinha ao Vinho” é o programa criado pelo Monverde Wine Experience Hotel para proporcionar aos seus visitantes experiências no processo de vindima dos 22 hectares de vinha que compõem a propriedade. O hotel de enoturismo, da produtora de vinhos Quinta da Lixa, terá uma série de atividades a decorrer relacionadas com a produção do vinho desde o seu estado inicial até à prova do produto final.
“Cerca de 35% dos proprietários do Pine Cliffs Resort são portugueses”
A United Investments Portugal (UIP) está a desenvolver o Pine Cliffs ocean Suites, um novo resort constituído por um conjunto de 76 apartamentos de luxo T2 e T3, cujos preços começam a partir dos 795 mil euros e é compatível com os Regimes de Residentes Não-Habituais e Golden Visa. Carlos Leal, diretor-geral da UIP, destaca que o Algarve continua e continuará a ser a região de eleição pra a aquisição de uma segunda habitação para férias e para investimento dos portugueses.
“Arcos de Valdevez marca a diferença pela ecocidadania”
O município minhoto dos Arcos de Valdevez procura afirmar o seu posicionamento no conjunto da oferta turística nacional através das suas valias ambientais, da promoção do desenvolvimento sustentável e da ecocidadania. A autarqua está a desenvolver a Plataforma Padre Himalaia, no sentido de enquadrar “a oportunidade de financiamento do novo quadro comunitário de apoio para um investimento calculado em cerca de três milhões de euros”, refere em comunicado.
“Crowne Plaza Porto conclui primeira fase de remodelação”
A primeira fase do projeto de remodelação do hotel Crowne Plaza Porto, lcoalizado na Avenida da Boavista, no chamado distrito empresarial da cidade, foi dada como concluída. No total, o hotel investiu cerca de 2,5 milhões de euros no processo de reconversão desta unidade, agora integrada no seio do grupo Intercontinental.
“APAVT na Feira das Américas”
A APAVT vai estar presente com um stand na ABAV – Feira das Américas 2015.
“Port Wine Day espalha animação pelo Porto e Douro”
Arrancou ontem a segunda edição do Port Wine Day, que decorrerá no Porto e Douro, até ao próximo dia 11.
“Douro conhece época alta com arranque das vindimas”
No Douro, três empresas de diferentes dimensões propõem um dos mais interessantes programas, que poderão constituir uma oferta própria ou interligada por vários dias de estada na região. A Quinta do Pôpa lançou as “Vindimas à do Pôpa”; um pouco mais acima, a Quinta de la Rosa convida os visitantes da região a vindimar “dentro de portas”; finalmente, entre a Quinta das Carvalhas, localizada na outra margem do rio Douro, e a Quinta de Casal da Granja, a Real Companhia Velha propõe uma “Harvest Experience”.
“Startup Lisboa e Uber cooperam na deslocação de empreendedores”
A Uber, plataforma tecnológica que está a mudar a forma como as pessoas se deslocam nas cidades, juntou-se à Startup Lisboa para juntas oferecerem viagens para o sucesso às startups incubadas na sua comunidade. Durante o próximo ano, as startups incubadas na Startup Lisboa terão direito a uma viagem de ida e volta todos os meses para uma reunião ou evento importante em Lisboa.
“Rali de Portugal trouxe mais dormidas ao Porto e Norte do país”
Os números do turismo no Porto e Norte de Portugal têm vindo a aumentar em 2015, face ao período homólogo e o mês de maio não foi exceção. As dormidas registaram um novo crescimento na região, principalmente devido ao Rali de Portugal, que decorreu de 21 a 24 de maio.
Negócios
“Grande conferência de tecnologia pode vir para Lisboa”
A capital portuguesa é uma das cidades finalistas para receber a Web Summit.
“Queroz Pereira recusa vender Villa Magna por 190 milhões”
“Easyjet prevê lucros recorde graças a Portugal e Espanha”
A companhia aérea reviu em alta as estimativas dos resultados de 2015, depois de milhares de britânicos terem optado por viajar para Espanha e Portugal em agosto, fugindo ao mau tempo do Reino Unido.
Diário Económico
“Dar a conhecer o Algarve desconhecido”
Influenciada pela região onde cresceu, teve sempre o gosto por outras culturas, povos e outras línguas. Desde que começou a trabalhar esteve sempre ligada ao turismo, Dora Coelho, diretora executiva da Associação Turismo do Algarve (ATA), foi durante seis anos relações públicas num grupo hoteleiro, depois chefe do gabinete do presidente da Região do Turismo do Algarve mas, quando surgiu a oportunidade de assumir a direção da ATA e a promoção externa, não hesitou. “Delineámos a estratégia de promoção do Algarve sempre com o foco no aumento das receitas, capitalizando negócio para a região, facilitando o acesso à oferta e potenciando a região como um destino completo e apetecível, certos de que o maior retorno possível é a imagem causada em todos os visitantes e em todos a quem impressionamos por aquilo que temos para oferecer”.
“Hotéis de Queiroz Pereira atraem investidores americanos e árabes”
“Ryanair quer atingir 1,9 milhões de passageiros em Faro”
A companhia aérea low-cost quer alcançar 1,9 milhões de passageiros no aeroporto de Faro em 2016. A empresa não estima porém abrir novas rotas para o Algarve no próximo ano.
“Grupo Bacalhôa resiste às fortes quebras de vendas para Angola”
Angola é o principal destino dos vinhos portugueses fora de Portugal. Um mercado que atravessa uma forte crise e que está a provocar “quedas de 30% no setor mas podem ir até aos 50% até ao final do ano”, avançou Eduardo Medeiro, vice-presidente executivo do Grupo Bacalhôa e Aliança – Vinhos de Portugal.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.