Volta Nacional: “Dona dos Hilton vai investir mais 40 milhões em Portugal”

Negócios

“Ana Jacinto, AHRESP: «IVA diferenciado não faz sentido nenhum»”
A AHRESP aplaude as medidas que o Governo já tomou, mas quer mais. Em entrevista, Ana Jacinto, secretária-geral da associação, insiste na redução e harmonização do IVA aplicado ao setor (13% na maior parte dos produtos e 23% noutros, como bebidas alcoólicas e refrigerantes).

“Salário mínimo? «Empresas pequenas não vão conseguir»”
A contratação continua a ser a grande dificuldade dos empresários da restauração. A falta de pessoal tem levado a uma competição por trabalhadores que se reflete em remunerações mais altas nalgumas categorias, mas em entrevista a secretária-geral da AHRESP avisa que as empresas mais pequenas não terão capacidade para pagar valores como os exigidos pela UGT e pela CGTP para o salário mínimo do próximo ano.

“Há empresas a fechar alguns dias por falta de trabalhadores”
Há dois anos, na sequência da pandemia, a AHRESP calculou que existiam 40 mil trabalhadores em falta no setor. O estudo não foi repetido desde então mas Ana Jacinto afirma que o cenário não melhorou. Há mesmo empresas que não conseguem funcionar nos horários previstos devido à falta de pessoal.

“AHRESP: «Podemos manipular o turista para onde quisermos»”
Portugal tem de saber gerir melhor o fluxo crescente de turistas que visitam o país, considera Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. E afirma que a tecnologia pode dar uma ajuda importante nessa gestão, e sublinha que tem uma proposta para que isso seja feito a custo zero. Sublinha que o país tem de abandonar a lógica das “quintas” e saber, cada vez mais, trabalhar em rede em nome de objetivos comuns.

“Dona dos Hilton vai investir mais 40 milhões em Portugal”
Até ao início do próximo ano a Highgate quer concluir o plano de reposicionamento das unidades em Portugal iniciado em 2023 no valor de 51,5 milhões de euros. Depois de ter investido perto de 10 milhões de euros, este ano prepara-se para fazer “as obras maiores”, com os restantes quase 40 milhões para renovar e reposicionar o portefólio de hotéis que começou a gerir no final de 2022, explica Alexandre Solleiro, presidente executivo da Highgate Portugal.

Jornal de Notícias

“TAP condenada a pagar 10 mil a ex-pilotos da Força Aérea”
Abandonaram uma carreira militar “estável, segura e de vários anos” na Força Aérea para se tornarem pilotos da TAP, com melhores salários. Mas o curso de formação que os habilitaria a pilotar aviões comerciais foi suspenso, devido à pandemia, em março de 2020 e por tempo indeterminado deixando-os num “limbo”, queixaram-se três pilotos.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.