Volta Nacional: “Carlos Tavares admite vir a ser acionista da TAP”
Nascer do Sol
“TAP: Possível substituição de CEO gera preocupação”
Saiu da Stellantis antes do tempo mas nem por isso o seu nome saiu dos holofotes. Carlos Tavares, com nome conhecido no ramo automóvel, é agora apontado como possível novo CEO da TAP e, ao que parece, o plano já está todo preparado para ser apresentado ao Governo.
Expresso
“Turistas valem seis mil milhões de euros”
Os hotéis nacionais estão a “acompanhar com muita atenção” as turbulências políticas em França e na Alemanha, mercados que, no seu conjunto, asseguraram no ano passado quase um quarto das receitas turísticas do país, totalizando cerca de seis mil milhões de euros. “São dos nossos principais emissores de turistas, mercados históricos com um peso importantíssimo para Portugal, e que se encontram confrontados internamente com factos que não abonam em prol da confiança e da disponibilidade financeira dos seus residentes para viajar”, salienta Bernardo Trindade, presidente da AHP.
“SATA Internacional entre a venda e a sobrevivência”
A privatização da Azores Airlines, companhia do grupo SATA responsável pela sligações do arquipélago à Europa e América do Norte, pode voltar a estar em cima da mesa. O presidente do Governo Regional dos Açores confirmou esta semana que a administração da SATA voltou a negociar com o consórcio Newtour/MS Aviation, candidato cujo músculo financeiro para assegurar a viabilidade da companhia pública açoriana levantou reservas ao júri do concurso de privatização.
“Lufthansa cria 700 empregos em Santa Maria da Feira”
A Lufthansa vai abrir uma fábrica em Santa Maria da Feira em 2027, e será o primeiro investimento que a gigante da aviação alemã terá em Portugal.
“Carlos Tavares admite vir a ser acionista da TAP”
Pouco mais de uma semana depois de ter deixado a presidência do gigante Stellantis, que detém 15 marcas de automóveis, Carlos Tavares admite, na sua primeira entrevista, interesse na privatização da TAP e não descarta ser acionista da empresa. Diz que ainda não transmitiu essa intenção ao Governo nas assume que há um forte apelo patriótico da sua parte. No entanto, não se vê em nenhum cargo executivo na empresa.
“Custos elevados afastam futuros pilotos”
A profissão de piloto é das “mais desejadas do mundo”. Esta foi uma das conclusões de Carlos Amaro, presidente executivo da escola de aviação Sevenair Academy, no lançamento da campanha “As tuas asas começam aqui”, dinamizada pela ANAC, em Lisboa. No entanto, o recrutamento de novos profissionais tem-se debatido com um entrave particular: o custo de formação.
Jornal Económico
“Governo espera relatório da ANA a 17 de dezembro”
O Governo está a contar receber o relatório da ANA na próxima semana, até 17 de dezembro, só depois serão iniciadas diligências para chegar a um acordo com a concessionária. O relatório inicial da concessionária é sobre o desenvolvimento da capacidade aeroportuária de Lisboa. Nomeadamente, as obras de expansão da Portela e a construção do novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete.
“Referendo ao AL pode custar 38 milhões em taxa turística a Lisboa”
O fim do Alojamento Local em Lisboa pode representar a perda de 38 milhões de euros de receita em taxa turística para a cidade. As contas são do estudo da NOVA SBE em parceria com a ALEP.
Jornal de Notícias
“Licenciados a trabalhar no turismo têm qualificações a mais”
O fenómeno da sobrequalificação tem crescido rapidamente em Portugal. O mais recente estudo do laboratório CoLABOR aponta que, em 2022, a incidência de sobrequalificação entre os trabalhadores com Ensino Superior estava nos 25%.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.