Volta Nacional: “Câmaras recebem 70 milhões de euros em taxas turísticas (e querem cobrar mais)”
Negócios
“Alcochete tem mais apoiantes do que críticos”
Não é uma maioria esmagadora mas há mais simpatizantes do que críticos em relação à escolha do local para o novo aeroporto de Lisboa. O mais recente barómetro da Intercampus para o Negócios mostra que 45% dos inquiridos entre 29 de maio e 4 de junho estavam satisfeitos com a decisão tomada pelo primeiro ministro, contra 30,3% que preferiam que Luís Montenegro não tivesse seguido esse caminho. A nova ponte sobre o Tejo gera ainda mais aceitação.
“Taxa de alojamento local a ser paga em junho ainda espera pela revogação”
A contribuição extraordinária sobre o alojamento local criada em novembro de 2023 no âmbito do pacote Mais Habitação deve ser “liquidada pelo sujeito passivo” e “enviada anualmente à Autoridade Tributária e Aduaneira por transmissão eletrónica de dados até 20 de junho do ano seguinte ao facto tributário. A norma está em vigor, apesar de o atual Governo ter anunciado que pretende revogá-la e ter mesmo já enviado ao Parlamento um pedido de autorização legislativa nesse sentido.
Vida Económica
“Alentejo e Ribatejo em destaque na próxima BTL”
A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo estará presente na próxima edição da BTL como Destino Nacional Convidado.
O Jornal Económico
“Restauração, turismo e comércio temem falta de mão de obra após novas regras para imigração”
O Executivo de Montenegro anunciou no início de junho um novo plano que endurecerá algumas regras para imigrantes, fechando a porta a uma das vias mais utilizadas para a regularização de quem queria trabalhar em Portugal: a chamada manifestação de interesse. Empregadores, embora reconhecendo aspetos positivos do plano, temem dificuldades dos serviços consulares em darem resposta aos pedidos de visto de trabalho e reclamam um “sistema flexível” para que não faltem trabalhadores às empresas.
“CTP: «Preocupa-nos as novas regras do sistema de controlo das fronteiras»”
Francisco Calheiros, presidente da CTP, diz-se satisfeito com o Plano de Ação para as Migrações anunciado pelo Governo mas diz que é preciso regularizar a situação de 400 mil migrantes para que o problema da falta de mão de obra possa ser minimizado.
Nascer do Sol
“Lisboa não perdeu identidade mas operadores assumem trabalho a fazer”
Hoteleiros dizem que Lisboa não perdeu a sua essência e tem turismo de excelência, ao contrário do que escreveu o El País. Comércio garante que não há excesso de turismo mas é preciso trabalhar para evitar perda de identidade. Para Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, “Lisboa ganhou a relevância que tem como destino turístico de excelência precisamente porque mantém a sua alma e identidade”. Carla Salsinha, presidente da UACS, diz que “é um mito quando se diz que Lisboa está com excesso de turismo”, defendendo que a capital tem de capacidade de crescer mas “pela sua estrutura, dimensão e por ter uma concentração muito grande de monumentos e equipamentos turísticos há, de facto, uma grande concentração”.
Expresso
“Câmaras recebem 70 milhões de euros em taxas turísticas (e querem cobrar mais)”
Geram polémica, inflamam debates e são contestadas por uma série de associações, mas a realidade é que as taxas turísticas estão a ganhar terreno crescente no mapa de Portugal, até em zonas do interior ou de menor densidade populacional. Em 2023, a receita arrecadada pelos municípios com taxas turísticas foi de 70 milhões de euros, segundo dados provisórios da DGAL. E em 2024 foi alargada a lista das câmaras que aderiram a estas taxas (cobradas em hotéis, alojamentos locais e em outros empreendimentos turísticos), com a entrada da Maia, Amarante, Baião ou Viana do Castelo.
“Perspetivas dos hoteleiros em alta para o verão”
Até ao final de setembro, os hotéis a nível nacional já têm reservas suficientes para assegurar 50% a 89% da sua capacidade, segundo um inquérito da AHP. As regiões que mais se destacam são o Algarve e a Madeira, onde os hotéis têm de momento reservas para agosto que ultrapassam metade da sua capacidade.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.