Volta Int.: “Tráfego de passageiros nos aeroportos europeus em 2020 regrediu para níveis de 1995”

Hosteltur

“Aeroportos espanhóis continuam com números críticos em janeiro com -83,4%”
Os aeroportos espanhóis continuam em janeiro com números críticos, terminando o primeiro mês de 2021 com mais de 2,8 milhões de passageiros, menos 83,4% do que em igual período de 2020, e 61.440 movimentos de aeronaves, menos 60,8%. A descida do tráfego de passageiros na rede Aena prosseguiu este mês devido às restrições à mobilidade.

“Alemanha espera turismo internacional este verão graças à vacinação”
Embora a Alemanha tenha alargado a proibição de viagens até 7 de março, está otimista quanto à retoma da atividade turística este verão de 2021. O comissário para o turismo do governo alemão, Thomas Bareiss, acredita que as viagens de lazer dentro da Europa sejam possíveis este verão graças ao avanço da vacinação, mas descarta que seja possível fazer férias na Páscoa, entre finais de março e início de abril.

Mercado & Eventos

“Mais de 120 parques nacionais já estão reabertos para visitação no Brasil”
Desde meados do ano passado, o governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio), tem reaberto de forma gradual as Unidades de Conservação (UCs) federais. Hoje, mais de 120 parques nacionais já estão abertos para visitação de norte a sul do Brasil, operando de maneira segura e atendendo protocolos de prevenção e controle, conforme recomendação dos órgãos de saúde.

“Embraer entrega 130 aeronaves em 2020”
A Embraer entregou 71 jatos no quarto trimestre de 2020, sendo 28 comerciais e 43 executivos (23 leves e 20 grandes), o que representa uma queda de 10 aeronaves entregues no trimestre em relação ao 4T19. Ao todo, em 2020, um total de 130 jatos foi entregue, sendo 44 comerciais e 86 executivos (56 leves e 30 grandes), o que representa uma redução de quase 35% em relação a 2019, quando 198 jatos foram entregues.

“NCL figura entre as melhores grandes empregadoras da América pela Forbes”
A Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. foi incluída pela Forbes na lista de 2021 dos Melhores Grandes Empregadores da América e ficou entre as 75 maiores empresas na categoria Grande Empregador e nas 10 maiores empresas no setor de viagens e lazer. A lista de prémios foi anunciada no último dia 9 de fevereiro.

“Royal Caribbean segue em ‘stand-by’ para voltar a navegar nos EUA”
A Royal Caribbean afirmou que segue em compasso de espera em relação aos testes de viagens requeridos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) no ano passado. Realizar cruzeiros “simulados” antes de retomar as viagens regulares é uma exigência do órgão norte-americano, mas, desde então, pouca coisa progrediu neste sentido. E isso não tem nada a ver com falta de pessoas para participar dos testes.

“Rio aposta em turismo interno para incrementar ocupação no Carnaval”
Com um público prioritariamente nacional e maior presença do mercado interno, como do próprio Rio de Janeiro e dos vizinhos São Paulo e Minas Gerais, a rede hoteleira do Rio de Janeiro aposta nos cariocas e fluminenses para incrementarem a ocupação hoteleira no feriado de Carnaval. Segundo o Hotéis Rio, a expectativa para o feriado é que a ocupação hoteleira na capital fique em torno dos 65%.

Panrotas 

“Turismo no Brasil deve encolher 9,7% em 2021; recuperação em 2023”
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu de 3,7% para 3,5% a expectativa de crescimento do volume de receitas dos serviços, em 2021. Especificamente com relação ao Turismo, a tendência é que a faturação real do setor encolha 9,7% neste ano, com perspetiva de volta ao nível pré-pandemia no segundo trimestre de 2023, segundo a CNC. A estimativa tem como base os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de dezembro do ano passado, divulgada hoje pelo IBGE.

Travel Daily News

“Tráfego de passageiros nos aeroportos europeus em 2020 regrediu para níveis de 1995”
A ACI Europe divulga o seu relatório para o ano de 2020, revelando que os aeroportos na Europa perderam 1.72 biliões de passageiros em 2020 face ao ano anterior, uma diminuição de 70,4%. Os aeroportos da UE (-73% e 1.32 biliões de passageiros perdidos) foram aos mais afetados. No 4º trimestre, a Áustria, República Checa, Finlândia, Hungria, Irlanda, Eslovénia e Eslováquia ainda assistiam a um tráfego de passageiros inferior -90%, com os aeroportos da Alemanha e do Reino Unido a seguirem de perto (-87,9% e -86,6%). Do outro lado, os aeroportos na Bulgária (-69%), França (-78,1%), Grécia (-72,1%) e Portugal (-77,2) estiveram ligeiramente acima da média da UE.

Preferente 

“Islândia: os viajantes vacinados não farão quarentena nem PCR”
A Islândia tornou-se o primeiro país a modificar as suas regras de controlo de acesso de fronteiras para que os viajantes que possam demonstrar que já tiveram Covid ou que estejam na posse de um certificado que acredite a sua vacinação possam entrar na ilha sem quarentena. Isto aplica-se apenas a cidadãos do Espaço Económico Europeu e da Associação Europeia de Livre Comércia, que incluem toda a UE e alguns países como a Noruega ou a Suíça.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.