VIP Suites do Marquês abre portas dentro de um mês
Os VIP Hotels prepara o lançamento de uma unidade hoteleira junto ao aeroporto de Lisboa, mas a reabertura do VIP Suites do Marquês, em março, é a grande novidade para este ano. Em declarações a ambitur.pt, Miguel Cymbron, diretor comercial dos VIP Hotels, sobre as operações em 2023, refere que este “foi o melhor ano de sempre, correu muito bem, voltámos a ocupações semelhantes a 2019, mas ao nível de preços bastante acima, o que se repercutiu nas faturações”. No entanto, o responsável ressalva que é necessário ter em atenção que os custos também aumentaram “muito”, sendo que os resultados das empresas não refletem os crescimentos que os indicadores das ocupações e preço médio dão.
Para este ano, apesar de janeiro ter sido fraco, o arranque do ano está a ser bom em termos de reservas para o verão, o que faz antever um ano positivo. Refere o entrevistado que a contratação que está feita ao nível de grupos aponta para uma manutenção de taxa de ocupação e preço médio, ao nível dos individuais, que é uma área mais dinâmica, “confirmando-se o que já temos ao nível de reservas”, dará para prever um aumento dos preços para este ano.
Em termos de desenvolvimento do grupo, Miguel Cymbron destaca o relançamento em março do VIP Suites do Marquês. “O hotel fechou para obras totais, a pandemia atrasou o projeto. É um verdadeiro suite hotel, com 84 suites, com um mínimo de área de 48 metros quadrados por alojamento, na avenida Duque de Loulé, com uma piscina no último andar”, evidencia o diretor comercial. Este será um produto para área corporativa e de famílias, um segmento mais de individual. Outro dos investimentos dos VIP Hotels é no VIP Berna, também em Lisboa, onde o grupo está a avançar com a recuperação do que faltava atualizar em termos de produto na unidade. Relativamente ao futuro, “temos um hotel previsto para o aeroporto de Lisboa que estamos a reavaliar no sentido de lançar o projeto, embora a indefinição quando ao novo aeroporto de Lisboa nos deixe em stand by. Mas este é um projeto para avançar”, acrescenta o entrevistado.
Ao nível da hotelaria nacional, destaca o interlocutor a ambitur.pt que “o principal desafio da hotelaria é claramente ao nível dos recursos humanos e sua qualificação, em quase todas as áreas da hotelaria”.
Por Pedro Chenrim, na Fitur, em Madrid.