Universidade Portucalense: “Um mercado enorme onde a empregabilidade é uma feliz realidade”
É desta forma que Isabel Vaz Freitas, diretora do Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense, define aquilo que os estudantes podem esperar quando concluem os cursos de turismo nesta instituição. Com uma vasta oferta neste setor, a Universidade Portucalense dispõe, neste momento, de uma licenciatura em Turismo e outra em Gestão de Hospitalidade.
O objetivo principal é “formar os alunos para um mercado de trabalho muito empreendedor e muito exigente de qualidade”, revela a docente, explicando que para tal a universidade tem concretizado, ano a ano, “uma aproximação cada vez maior a esse mesmo mercado, inserindo no ciclo de estudos uma relação cada vez mais apertada com a experimentação e a criação de vínculos com as instituições que nos facilitam essa aproximação”.
Da oferta formativa constam também os mestrados em Turismo e Hospitalidade, Património Cultural e Desenvolvimento do Território, que pretendem dar continuidade “a alguma experiência de investigação concretizada na licenciatura”, explica Isabel Vaz Freitas, e também “criar laços fortes com possíveis empregadores que acolhem os nossos estudantes”.
A Universidade Portucalense disponibiliza ainda Short Masters em Escanção e Mercado Global dos Vinhos, Cultura do Vinho e Enoturismo, Green Tourism e Turismo do Espaço Rural. Trata-se de especializações dirigidas a estudantes que pretendam abordar uma determinada área em particular ou a profissionais que queiram obter um diploma e mais conhecimentos nas suas áreas de trabalho. Independentemente do tipo de formação, a metodologia de ensino nesta universidade procura sempre prolongar a sala de aula no exterior, ou seja, junto das empresas e organismos que trabalham o turismo. Fazem-se simulações, estudos de caso, visitas, workshops, seminários,
aulas práticas ou investigação e, claro, também aulas teóricas.
Isabel Vaz Freitas garante que “a relação aberta e disponível dos professores que criam um ambiente único e dinâmico de aprendizagem é, sem dúvida, a nossa melhor imagem de marca”.