Uma carreira na Hotelaria… Susana Tavares
São muitos os profissionais que se dedicam à hotelaria de corpo e alma e neste setor fizeram uma carreira já consolidada. O objetivo da Ambitur.pt nesta rubrica é dar a conhecer melhor estes profissionais, como Susana Tavares, Chief Commercial officer (CCO) do Vila Foz Hotel & Spa há cerca de quatro anos.
Nasceu a 1 de agosto de 1978, no Porto e foi entre a Invicta e as praias de Vila do Conde que passou a sua infância no verão. As lembranças recuam até à década de 80, em “locais tão diferentes de agora mas com a mesma autenticidade e onde ainda se pode ser criança”, recorda. Susana, que já passou pelo Hotel Teatro (Porto), pela Tivoli Hotels & Resorts ou pela Vila Galé, é formada em Gestão Hoteleira porque, diz, “receber é uma arte”.
Como e quando iniciou a sua carreira no turismo/ hotelaria?
Desde cedo que tive a convicção de que a Hotelaria seria o meu futuro! Após terminar o curso de Gestão Hoteleira na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, em 1998, iniciei o meu percurso no recém inaugurado Vila Galé Porto, na Receção e, de seguida, como Coordenadora de Grupos. Posteriormente, ingressei na cadeia Tivoli Hotels & Resorts onde permaneci durante nove anos, desenvolvendo diferentes funções no Departamento de Vendas. Em 2010, abracei um projeto bastante desafiante, que estava a abrir portas no Porto, ao mesmo tempo que a cidade estava a entrar no mapa dos destinos turísticos, o Hotel Teatro, membro da Design Hotels. Inicialmente como diretora de Vendas e, mais tarde, acumulando funções como diretora geral.
O que a apaixona no setor hoteleiro e ainda hoje a faz continuar a querer estar nesta indústria?
A Hotelaria é uma paixão, essencialmente, pelo seu carácter de imprevisibilidade. Nenhum dia é igual ao outro, cada situação é única, desafios diários que exigem o máximo de nós, mas que tornam esta atividade extremamente sedutora.
A chegada ao atual grupo/hotel deu-se quando e como?
Tenho o privilégio de acompanhar o projeto Vila Foz Hotel & Spa desde o início, uma vez que já trabalho com a administração desde 2010. Como cidade de rio e de mar, faria todo o sentido uma unidade de alojamento nesta área da cidade do Porto, a Foz, também uma das mais nobres com uma forte vertente residencial e de lazer e com toda a autenticidade. Assim nasceu, em 2019, o Vila Foz Hotel & Spa, um Hotel de 5 estrelas, membro da Design Hotels, num Palacete que marca a arquitetura de uma época, nesta parte da cidade.
E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo hoteleiro até aos dias de hoje?
Desde a abertura que o Hotel transmite o carisma, a essência e a tranquilidade da Foz para quem nos visita e visita a cidade do Porto, e devido à sua vertente contemporânea, tem vindo a ocupar o seu espaço na área envolvente, cativando o público local com o serviços que disponibilizamos, como os Restaurantes Vila Foz, detentor de uma Estrela MICHELIN, e Flor de Lis, um conceito mais descontraído e focado nas tradições locais, a par com o Bar e o Vila Foz Spa.
Como define as suas funções dentro do grupo atualmente?
No Vila Foz Hotel & Spa, sou responsável de toda a estratégia de vendas e promoção, distribuição e posicionamento do Hotel, assumindo o cargo de Chief Commercial Officer.
Quais os momentos que a marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?
O reconhecimento e o carinho dos nossos clientes e parceiros é o que me alimenta no dia a dia. Igualmente, tenho como inspiração todos os que, ao longo da minha carreira, acreditaram em mim e me desafiaram a fazer mais e melhor.
Até aqui, sempre olhei para os aspetos negativos como uma forma de inovar e aprender. Apesar da pandemia também ter tido esse efeito, foi um período, em termos profissionais, que pretendo que faça parte de um passado longínquo.
Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?
Continuarmos a trabalhar no posicionamento do Hotel como referência na cidade do Porto, com foco nas tendências de mercado e detalhe no serviço. Afinal, é a nossa essência!