Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica do setor
O Turismo de Portugal inaugurou ontem, dia 6 de maio, o maior Centro de Incubação de Base Tecnológica (CIBT) direcionado para o setor do turismo, no Campus da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. O evento, presidido pelo ministro da Economia, Pedro Reis, contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Com três pisos totalmente equipados, o CIBT, que será co-gerido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, dispõe de escritórios, espaços de cowork, salas tecnológicas, pop-up, equipamentos e laboratórios de investigação, tudo para apoiar a criação e capacitação de novas empresas e novos modelos de negócios para o sector do turismo.
Além de alavancar todo o conhecimento, investigação e inovação produzidos no ecossistema do Campus do Estoril, o CIBT terá a capacidade de interligá-lo com a rede existente na região através das parcerias estratégicas nos ramos do ensino, investigação e inovação, tendo o NEST como um dos mais importantes dinamizadores do espaço.
Destina-se à comunidade de empreendedores e respetivas startups, com especial incidência para os jovens recém-formados que atuam no desenvolvimento do setor. Ao estimular uma cultura empreendedora, o objetivo primordial do CIBT visa a fixação de talentos, capacitando-os como futuros empresários e facilitando, posteriormente, a sua integração no mercado.
Carlos Abade refere que “acelerar e transformar o turismo, através do investimento na tecnologia e na inovação, é uma prioridade para o Turismo de Portugal. A inauguração do CIBT traduz essa aposta contínua no turismo e esse compromisso com o futuro, afirmando o Instituto como um organismo ímpar a nível internacional. Portugal distingue-se assim pela inovação, tecnologia, inclusão, diversidade e sustentabilidade. Este é o turismo do futuro que o setor está a construir”.
O CIBT representa um investimento de 3,4 milhões de euros, financiado pelo PO Lisboa em 1,17 milhões, e apresenta-se como um instrumento relevante na construção daquilo que é o futuro do turismo em Portugal e no reforço da sua competitividade. O Turismo de Portugal é um dos oito membros fundadores do NEST. Os restantes são a ANA Aeroportos de Portugal, Brisa Via Verde, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS e BPI.