Turismo de Portugal e Angola assinam protocolo para gestão partilhada de escolas de turismo

O Turismo de Portugal (TP) e o Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo de Angola assinaram um protocolo que dá início a uma nova fase de internacionalização da rede de escolas do TP, uma vez que representa a primeira iniciativa de gestão partilhada de escolas de hotelaria e turismo no estrangeiro, realizada com um instituto homólogo.

Investir nas qualificações, valorizar as profissões, atrair e reter talento, capacitar empresas e dotar os profissionais de competências para uma intervenção responsável, sustentável e competitiva são objetivos essenciais abrangidos pelo protocolo.

A colaboração entre o Turismo de Portugal e o Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo inclui o apoio na implementação de um modelo de gestão de uma Escola de Hotelaria e Turismo, configurando-se como Escolas de Hotelaria e Turismo Co-branded com o Turismo de Portugal.

Reforça-se assim a estratégia de internacionalização da rede de escolas do Turismo de Portugal que passa, em grande medida, pela expansão para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através da transferência de conhecimentos detidos pelo Turismo de Portugal e reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Este acordo destaca o importante papel que as pessoas e os profissionais de turismo têm para a atividade turística, investindo nas suas qualificações, na valorização das profissões, na atração e fidelização de talento, elevando a qualidade e a excelência da formação no setor.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, destaca que “a celebração deste protocolo representa um passo significativo na cooperação entre Portugal e Angola ao promover um intercâmbio de conhecimento e a melhoria das condições de vida através da formação e integração no mercado de trabalho, num setor estratégico como o Turismo. Esta é a primeira iniciativa de gestão partilhada no estrangeiro concretizada pelas Escolas do Turismo de Portugal no âmbito da sua estratégia de internacionalização.”

Através desta parceria, serão inaugurados em Angola dois hotéis-escola, em 2024 na Província de Cabinda e, em 2025, em Luanda, tendo em vista melhorar a qualidade dos serviços turísticos no país. Os próximos passos incluem reuniões com a equipa da Direção-Geral de Capacitação e Cooperação (DGCC), do Turismo de Portugal, para definir os pontos de colaboração na nova Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda, incluindo protocolos e modelos de gestão conjunta.