Turismo 360º: Amendoeiras House trabalha para “criar uma experiência sustentável e rural”

A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. Esta nova rubrica irá divulgar, ao longo das próximas semanas, as entidades distinguidas pela sua aposta na sustentabilidade e que já aderiram a este programa. Carlos Marcos e Florinda conversam connosco para dar a conhecer a Amendoeiras House, que conta hoje com o selo “Engaged”.

Qual o significado de receber o selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?

O Selo Sustainability Engaged do Turismo de Portugal é o reconhecimento do percurso de Amendoeiras House na vertente da Sustentabilidade.

Qual é a principal atividade da empresa?

A Amendoeiras House tem por atividade principal o alojamento mobilado para turistas, inserido na vertente Sustentável e Rural, conforme as distinções da Certificação de Turismo Sustentável da Biosphere, Selo Nível 3 da Booking e o reconhecimento do Relatórios de Sustentabilidade Turismo 2022, entre 24 Empresas de Turismo a nível nacional.

Carlos e Florinda, proprietários Amendoeiras House

Quando foi fundada?

Foi criada a 20 de Janeiro de 2020, por Carlos Alberto Ruivo de Sousa Marcos.

O que diferencia a empresa a nível de oferta?

Como gostamos de receber quem nos visita, na Amendoeiras House trabalhamos para criar uma experiência sustentável e rural, única e de excelência aos nossos hóspedes. Orgulhamo-nos de ser um alojamento de Turismo Sustentável, sediados na zona rural de Abrantes. Os hóspedes têm à disposição uma moradia exclusiva com piscina de água salgada exclusiva, bikes gratuitas, percursos sinalizados para caminhadas na natureza e mini golf. O nosso pequeno almoço gratuito é uma das nossas imagens de marca, como atestam os nossos hóspedes, além das Avaliações: Booking 9.8,  Airbnb 4.95, Tripadvisor 5,  Google 5.

Porque aderiu ao Programa Empresas Turismo 360º?

Descoberta de novos conteúdos e conhecimentos, para um caminho mais sustentável.

Qual foi o benefício do Programa?

Novos conhecimentos repercutidos aos nossos hóspedes, parceiros e Comunidade. Reconhecimento pelos hóspedes, parceiros e Comunidade. Um senão, como somos uma microempresa sem contabilidade organizada, até hoje não fomos abrangidos por nenhum apoio.

Qual é o principal compromisso da marca, tendo em conta este programa?

Melhoria da caminhada de Sustentabilidade. Aquisição de painéis fotovoltaicos suplementares para a nossa independência energética. Compromisso para novos Workshops, com a Comunidade da nossa zona de influência, Escola Básica de Rossio e Agrupamento de Escuteiros de Rossio. Melhoria e sensibilização dos nossos hóspedes para a partilha de Bens com os nossos parceiros Doar com o Coração e Associação dos Patudos Solidários.

De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa?

Nascemos com a pandemia, mas temos sido uns privilegiados. A pandemia não nos afetou, pois temos tido um crescimento sustentável, a nível de número de hóspedes e rentabilidade. O ano de 2023 está a exceder as melhores expectativas em número de dormidas.

Que projetos/novidades estão em marcha?

Estamos a criar um programa de redução de energia. Sensibilização dos hóspedes para a redução eficiente de energia: possuímos um monitor digital de energia para análise do consumo dos hóspedes, os quais poderão ser premiados com um desconto numa futura reserva se o consumo for inferior ao valor médio dos hóspedes. Além disso, substituição de todas as janelas para classe A+.

Por Diana Fonseca