Tendências de viagens para 2024: luxo acessível, viagens de comboio e o verão desportivo
A procura de viagens deverá bater recordes em 2024, de acordo com os dados agora divulgados do Google Trends. Três anos depois da reabertura das fronteiras após a Covid, estamos a assistir a um forte interesse por viagens de luxo com orçamento limitado e por viagens de comboio internacionais. Já para não falar na série de megaeventos – incluindo os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em França e o Euro 2024 na Alemanha – que aumentam o número de viagens por toda a Europa.
No entanto, apesar dos grandes momentos desportivos globais terem causado um aumento na ocupação dos hotéis locais com meses de antecedência, nem todos têm os planos de verão definidos previamente. Uma nova pesquisa mostra um aumento significativo nas viagens espontâneas, com 48% das reservas europeias em agosto passado a serem feitas na semana anterior à partida. Além disso, a sazonalidade mudou. As reservas de férias estão agora a estender-se da época alta para um período ao longo de todo o verão, com as pessoas a procurarem uma boa relação qualidade/preço.
Toda a interação existente em relação às reservas de última hora e no final do verão é uma ótima notícia para os profissionais de marketing. Agora é a hora de descobrir as melhores informações sobre as férias deste ano e conectar-se com os consumidores prontos para viajar nos momentos — e locais — que importam.
As pessoas procuram por luxo acessível com experiências elevadas
Os viajantes anseiam por escapadinhas luxuosas, mas como o custo de vida continua a impactar as finanças das pessoas, também pretendem uma boa relação custo-benefício. Podemos ver isto no Google Trends, onde existem significativamente mais pesquisas por “melhor” do que por “barato” na categoria de viagens.
Surge o “luxo acessível”. Em 2024, as pessoas estão a fazer com que o luxo económico aconteça através de experiências de viagem impactantes. Isto inclui por exemplo upgrades — 54% dos viajantes pagariam por upgrades de alojamento e 47% estão dispostos a investir em upgrades nos voos ou em viagens de comboio, desde que não seja excessivamente caro — e pagar mais por uma estadia num hotel boutique ou por um aventura exclusiva e única.
Outra forma que mostra como a tendência do luxo acessível está a desenvolver-se é através do aumento da popularidade dos “destinos dupes”. Tratam-se de locais mais económicos que têm todo o encanto e o luxo dos seus homólogos mais populares. Tomemos, por exemplo, Taipei como o substituto de Seul ou a ilha Curaçao como alternativa à ilha de São Martinho.
Um verão de desporto e de entretenimento impulsiona viagens para vários países
Os meses de verão são uma época privilegiada para eventos desportivos e culturais de grande escala. No entanto, este ano marca um momento particularmente significativo para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA), com os Jogos Olímpicos de Verão e com o Campeonato da Europa de Futebol da UEFA a decorrerem consecutivamente em França e na Alemanha. Como tal, a Euromonitor prevê que as vendas de pacotes globais de turismo desportivo aumentem 15% este ano.
“Como parceiros dos grandes eventos desportivos, estamos muito entusiasmados com a influência do verão desportivo nas viagens pela EMEA este ano”, afirma Mehdi Hemici, chief loyalty & e-commerce officer of Accor Group. “Já estamos a ver um impacto significativo nos comportamentos de reserva na nossa plataforma All.com, sendo os americanos e os britânicos os mais interessados em viagens desportivas. Para os Jogos Olímpicos, em particular, estamos a registar um aumento nas reservas de hotéis em França para a primeira semana do evento, com Paris e Marselha a liderar atualmente a tendência”, acrescenta.
E não vamos esquecer a tão aguardada digressão europeia “Eras Tour” da Taylor Swift. Não só vai gerar vendas recordes de kits de pulseiras de amizade e roupas “Bejeweled”, mas também terá impacto nas economias locais.
Como resultado deste afluxo de fãs de desporto e música na região, espera-se que o número de viagens aumente – com pessoas vindas de locais tão distantes como a América do Norte a planear viagens para vários países antes e depois destes megaeventos.
A sustentabilidade está “no caminho certo” com as grandes viagens de comboio. O ecoturismo não é uma tendência nova na indústria, mas continua a ser uma prioridade para marcas e consumidores. As viagens de comboio ganharam especial destaque este ano – incluindo viagens noturnas. Este tipo de viagens pode tornar as viagens de longa distância mais convenientes e são uma experiência única por si só. Afinal, é muito emocionante dormir num país e acordar, no dia seguinte, num outro país totalmente diferente.
De acordo com a Euromonitor, o transporte ferroviário é a categoria de viagens que mais cresce em todo o mundo. Trata-se de um crescimento de mais de 35% durante 2023-2024, com um terço dos eco aventureiros a referirem que preferem as viagens de comboio a viagens aéreas.
Isto ocorre num momento em que a nova regulamentação governamental também incentiva modos de transporte alternativos. Por exemplo, o parlamento francês proibiu voos de curta distância e países como Espanha e Alemanha introduziram viagens de comboio gratuitas e/ou com grandes descontos. Além disso, ferramentas – como o Travel Impact Model, que ajuda os consumidores a calcular as emissões dos voos – estão a criar uma maior transparência da pegada de carbono das viagens aéreas. E a Pesquisa Google oferece, agora, sugestões de rotas de comboio caso se trate de uma boa alternativa a determinado voo.
“Os europeus viajam com mais frequência para países vizinhos e as viagens de comboio desempenham um papel cada vez mais importante”, afirma Sakshi Anand, vice president of growth and president U.K., Trainline. “No ano passado, assistimos a um aumento de 122% nas viagens transfronteiriças em comparação com o período pré-Covid, com a Itália a liderar com um aumento de 220% nas viagens ferroviárias transfronteiriças. E prossegue: “Estamos ansiosos pelo crescimento contínuo das viagens ferroviárias e pela abertura de novas rotas internacionais e noturnas. Por exemplo, acabámos de adicionar o novo European Sleeper à nossa plataforma, que vai de Bruxelas a Praga várias vezes por semana e irá tornar-se um serviço diário em 2025.”
A tecnologia alimentada por IA ajuda os turistas onde quer que estejam
Assistimos a um aumento incrível no uso da tecnologia de IA e a indústria das viagens não é exceção. Tem existido um movimento específico em direção a ferramentas úteis que eliminam o stress do planeamento das viagens.
Aplicações com tecnologia de IA, como a Hopper, ajudam os viajantes a encontrar as melhores ofertas de hotéis e voos quando pesquisam pelas suas próximas férias. E as ferramentas existentes, como a Pesquisa Google, o Maps e o Lens, estão a evoluir com novos recursos de IA, transformando-os em planeadores de viagens e guias turísticos locais bastante úteis.
Também estão a surgir planeadores de viagens dedicados com funcionalidades adicionais. Os exemplos incluem a Layla,, um planeador de viagens que combina IA com as redes sociais para partilhar ideias e pequenas inspirações em vídeos, e a Travelstart, uma agência de viagens online sul-africana que usa um chatbot de IA para melhorar a experiência de reserva e fornecer sugestões de viagens personalizadas.
O que as tendências de viagens de verão de 2024 significam para os profissionais de marketing
Os megaeventos estão a tornar este verão num verdadeiro mega verão para os profissionais de marketing de viagens na EMEA. Alinhe as mensagens e os criativos da sua campanha com os tópicos que são importantes para os turistas de hoje – e incentive os consumidores prontos a viajar a clicar em “reservar” nos seus planos de férias de verão.