Staff Hotel quer ser “um forte parceiro na área do housekeeping temporal e de outsourcing em Portugal”
Oferecer a gestão integral do pessoal de um hotel com foco no core business do negócio, de forma a satisfazer as necessidades das empresas é a grande missão da Staff Hotel, uma empresa do Grupo Constant que marca presença em Portugal desde 2016. Com a pandemia, a expansão desacelerou mas Andreia Sofia Costa, Product Manager da Staff Hotel Portugal, garante à Ambitur.pt que este “é o momento certo para retomar este mercado, trazendo um conjunto de serviços que auxiliem os hoteleiros a melhorar a performance das suas unidades”. Numa primeira fase, a meta é expandir nas regiões de Lisboa e Porto, podendo alargar o raio de ação para outras zonas do país gradualmente. a responsável não tem dúvidas: “Pretendemos ser um forte parceiro na área do housekeeping temporal e de outsourcing em Portugal, no entanto, esse crescimento tem de ser sustentado e evolutivo no tempo”.
A Staff Hotel tem como core business o outsourcing de housekeeping e trabalho temporário para as unidades hoteleiras, com o objetivo de “melhorar a produtividade e rentabilidade as unidades, convertendo os custos habitualmente fixos em variáveis”, explica a responsável. E adianta que esta flexibilização permite aos hotéis uma adaptação dos custos versus taxa de ocupação efetiva, obtendo assim uma maior rentabilidade e competitividade do seu próprio negócio.
Andreia Sofia Costa detalha que os serviços da empresa passam pelo apoio nas limpezas pós-obra ou reabertura, bem como pela organização, implementação e gestão de todo o serviço de housekeeping, desde os materiais e equipamentos até à otimização dos recursos humanos. Conscientes do compromisso ambiental, a Staff Hotel está também empenhada na redução de químicos, plásticos descartáveis e consumos de papel. E exemplifica que 80% do processo de admissão de novos colaboradores já é hoje totalmente digital. “Em todos os nossos serviços tentamos utilizar materiais amigos do ambiente, tendo os nossos produtos de celulose a certificação Ecolabel, sejam eles em 100% papel reciclado ou 100% pasta”, frisa a gestora.
Além disso, a empresa consegue implementar apps que permitem gerir a acompanhar diariamente as suas operações, rácios e produtividade. “Os nossos clientes poderão ter uma informação mais realista da sua própria operação e transparência nos serviços prestados”, garante.
Sendo o Grupo Constant especialista em recursos humanos, Andreia Sofia Costa faz uma análise ao atual contexto a nível da hotelaria, admitindo que os desafios são vários mas que “precisamos de nos flexibilizar relativamente aos recursos humanos e criar medidas atrativas não só para o colaborador, mas também para o próprio empregador”. Para tal, defende a criação de melhores condições salariais e benefícios para captar profissionais que “acreditam e têm paixão pela hotelaria e turismo, e pelo nosso país, pelos nossos costumes e tradições”.
Além do aumento dos salários base e regalias, a responsável da Staff Hotel acredit que é importante facilitar a obtenção de vistos de residência e trabalho para cidadãos estrangeiros, bem como flexibilizar os contratos de trabalho. Mas lembra que, para isso, também seria necessário criar benefícios para as empresas relativamente ao pagamento de impostos e taxas. Admitindo que é fundamental um entendimento entre todas as partes, do Governo às entidades patronais e trabalhadores, bem como uma agilização do Código de Trabalho, Andreia Sofia Costa sublinha que para contornar este desafio atual ” focamo-nos na retenção de talento e no desenvolvimento dos nossos profissionais, e na criação de um bom ambiente de trabalho e regalias proporcionais à prestação de cada um”.
*Por Inês Gromicho