SiteMinder: Novo perfil de turista exige mudança comportamental na operação hoteleira

A SiteMinder acaba de divulgar o Changing Traveller Report 2025 no qual destaca um novo perfil de turista, multifacetado, reflexo das mudanças dinâmicas nas tendências de viagem, combinando o que está em alta com o tradicional. Este novo tipo de hóspede, de acordo com o estudo global da SiteMinder sobre comportamento dos consumidores de hotelaria, revela uma complexidade que exige uma mudança fundamental na forma como os hotéis operam.

O relatório baseia-se numa pesquisa alargada a mais de 12.000 viajantes originários de 14 dos principais mercados turísticos do mundo, incluindo mercados relevantes para Portugal, como Espanha, Reino Unido, EUA, França e Alemanha. A natureza diversificada do “viajante multifacetado” é evidente em dados como a intenção de 78% deste universo em utilizar a sua experiência de alojamento, embora apenas 12% deseje que todas as funções do hotel sejam geridas por máquinas. Além disso, embora 72% planeie viajar para o estrangeiro em 2025 – um aumento em relação aos 65% deste ano –, são em menor número os turistas que pretendem viajar exclusivamente para destinos internacionais. A proporção dos que planeiam combinar viagens domésticas e internacionais praticamente duplicou.

Outros insights sobre o “viajante multifacetado” incluem:

  • Se 80% procura experiências no próprio local de alojamento, 41% planeia trabalhar durante a estadia, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
  • Cerca de dois terços (65%) dos inquiridos revela mais probabilidade de viajar por motivo de eventos, número que sobe para 83% entre jovens da Geração Z. No entanto, uma vez no alojamento, mais de metade dos hóspedes antecipa passar “a maior parte do tempo” (19%) ou “um tempo considerável” (32%) no próprio local, um aumento de 1,5% face ao ano anterior.
  • Quase metade deste universo (46%) planeia reservar um quarto Standard, mas a maioria estará disposta a gastar mais em itens considerados essenciais: 87% estariam dispostos a pagar por extras como pequeno-almoço (47%), tamanho do quarto (30%) e vista (28%), e 70% estão abertos a investir mais por uma estadia sustentável.

O relatório também apresenta uma análise profunda das principais diferenças entre viajantes de várias partes do mundo, incluindo tendências de turistas dos mercados mais importantes para Portugal:

  • Os viajantes espanhóis são os mais inclinados a reservar um quarto Standard em 2025 (59%), 13% acima da média global.
  • 15% dos viajantes do Reino Unido farão as suas reservas através de uma agência ou operador de viagens, sendo o segundo grupo mais predisposto a optar por esta via, logo a seguir aos viajantes oriundos do Canadá.
  • 37% dos viajantes dos EUA preferem reservar diretamente com o alojamento, mais do que qualquer outro grupo.
  • Apenas 30% dos viajantes franceses planeia passar a maior parte (9%) ou uma boa parte do tempo (21%) no local de alojamento, 21% abaixo da média global.
  • Para os viajantes alemães, os serviços de SPA são a experiência preferida no local (36%), 12% à frente da segunda escolha, que é a música ao vivo.

Edgar Foz, country manager da SiteMinder para Portugal, afirma que a pesquisa salienta a importância de os hotéis estarem aptos a atender às novas expectativas deste tipo de turista cada vez mais diversificado. “Em Portugal, onde a presença de viajantes internacionais é constante, compreender e adaptar-se aos diversos perfis de hóspedes está a tornar-se cada vez mais essencial,” afirma. “O ‘viajante multifacetado’ estabelece um novo padrão, que combina decisões espontâneas com viagens bem planeadas e uma procura por maior controlo. Para os hotéis, estar em sintonia com as necessidades em constante mudança de uma ampla gama de hóspedes – para além dos locais – exige insights profundos e agilidade. Neste cenário, insights baseados em dados são fundamentais para antecipar as necessidades dos hóspedes e proporcionar a experiência que eles esperam.”