Ryanair anuncia 14 novas rotas para o verão em Portugal
A Ryanair acaba de anunciar aquela que diz ser a sua maior programação para o verão de 2024 em Portugal com 14 novas rotas para cidades como Estocolmo, Roma, Madrid e Pisa, o que permitirá um aumento do tráfego em 22% este ano.
Nesta programação incluem-se então as 14 novas rotas – Alicante, Estocolmo, Belfast, Budapeste, Cracóvia, Norwich, Marraquexe, Roma, Ibiza, Madrid, Pisa, Poznan e Tânger (x2)). Ao todo, a low cost oferecerá 170 rotas, com 28 aeronaves baseadas.
A companhia lamenta no entanto o aumento das taxas por parte da ANA em 17% desde janeiro deste ano, que, garante, levaram ao encerramento da base da Ryanair em Ponta Delgada e à retirada de uma de duas aeronaves B737 da sua base na Madeira, bem como a cortes adicionais no verão de 2024 em Faro e no Porto.
Por outro lado, a Ryanair exige novamente que “o Governo Português abra imediatamente o Aeroporto do Montijo e quebre o monopólio ANA/VINCI, trazendo a tão necessária concorrência, escolha e redução das tarifas para Lisboa”, refere em comunicado.
Michael O’Leary, da Ryanair, disse: “Infelizmente, no entanto, taxas mais altas do monopólio da ANA estão a forçar companhias aéreas como a Ryanair a reduzir voos regionais de/para Portugal. É inaceitável que o Regulador Português, a ANAC, tenha concordado com aumentos de taxas de monopólio da ANA de até 17%, muito acima da inflação. Esta decisão prejudicará ainda mais o crescimento do turismo em Portugal e os empregos. Já vimos isso nas ilhas regionais de Portugal, onde a Ryanair foi forçada a fechar a sua base em Ponta Delgada e a reduzir uma de suas duas aeronaves da Madeira – uma perda de investimento de $100 milhões – devido aos aumentos excessivos de taxas da ANA. Exigimos que o Governo Português abra imediatamente o Aeroporto de Montijo para acabar com o monopólio de taxas altas da ANA em Lisboa para sempre.”