RoomRaccoon: Hotéis de charme em Portugal duplicam número de reservas com aproximação do verão

A procura de hotéis independentes em Portugal está a ganhar ímpeto com a aproximação do verão. A captação de reservas e o número de novas reservas efetuadas num determinado período mais do que duplicou em 26 de maio, atingindo 1,3 em comparação com a média do mês de 0,6. 

Este aumento na atividade de reservas foi monitorizado pelo sistema de gestão hoteleira RoomRaccoon, que acompanhou os dados de mais de 250 hotéis boutique em todo o país. Este aumento indica uma forte procura por parte dos viajantes que planeiam as suas escapadelas para os próximos meses.

A recolha de reservas fornece informações sobre as tendências de reserva e as flutuações da procura, ajudando os hotéis a antecipar as taxas de ocupação e a gerir os recursos de forma eficiente. Embora os dados de levantamento de reservas para 2024 sejam inferiores aos de 2023, outros indicadores-chave de desempenho sugerem que os hotéis em Portugal estão a preparar-se para uma época de verão movimentada e lucrativa. 

Em 2023, a ocupação média foi de 63% em maio, enquanto a receita por quarto disponível (RevPAR) foi de 63 euros. Olhando para a ocupação de maio de 2024, os níveis estão ao mesmo nível de 2023. No entanto, a RevPAR aumentou 11%, com uma média de 70 euros. Este aumento na RevPAR sugere que, embora as taxas de ocupação tenham estabilizado, o setor está a alcançar uma receita mais elevada por quarto devido ao aumento das tarifas dos quartos e a um maior consumo(gasto) por hóspede.

Maria Gouveia, Market Head da RoomRaccoon Portugal, afirma que “os primeiros sinais de aumento de reservas indicam uma época de verão robusta para o sector hoteleiro em Portugal. Apesar de uma ligeira queda em comparação com os números do ano passado, as taxas de ocupação consistentes e o aumento significativo do RevPAR reflectem uma perspetiva positiva. À medida que os viajantes continuam a planear as suas férias de verão, as empresas do sector podem esperar uma época potencialmente próspera”.