Reservas na Airbnb em Paris para Jogos Olímpicos aumentam 400%

A pouco mais de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o interesse pelo evento desportivo do ano está a influenciar a forma como os hóspedes viajam. De acordo com dados recentes da Airbnb, as noites reservadas na região de Paris durante estas datas aumentaram cinco vezes (400%) em comparação com o mesmo período do ano passado. Paris, a cidade mais procurada na plataforma durante o evento, também registou um máximo histórico de anúncios ativos, com um aumento de 40% em comparação com 2023.

Hóspedes de mais de 160 países e regiões já reservaram as suas estadias para o evento. Os viajantes dos EUA destacam-se como os principais viajantes relacionados com os Jogos Olímpicos, representando mais de 20% das reservas nas cidades anfitriãs e arredores. Os países medalhados em Tóquio 2020 estão também entre as principais nacionalidades dos hóspedes que viajam para França durante os Jogos Olímpicos: EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Países Baixos, Austrália, Canadá, Brasil, Itália e Suíça.

Em termos de crescimento, os países e regiões asiáticos estão no topo da lista: a China continental, a Índia, a RAE de Hong Kong e o Japão registaram o maior aumento de viajantes para Paris. Seguem-se a República Checa, o México, a Irlanda, o Brasil, o Luxemburgo e a Colômbia.

Mais de 50% dos viajantes que vão assistir aos Jogos Olímpicos procuram um alojamento que se adapte às necessidades das famílias ou grupos de três ou mais pessoas, uma alternativa que pode ser mais económica do que as opções de alojamento tradicionais. Os espanhóis, holandeses, suíços, americanos e britânicos estão entre os hóspedes que preferem este tipo de viagem. Em maio, a Airbnb introduziu novas funcionalidades para facilitar a organização de viagens de grupo, tais como listas de favoritos partilhadas, novas mensagens e convites para viagens.

Enquanto parceiro olímpico e paralímpico global, a Airbnb pode ajudar os hóspedes a encontrar alojamento perto do local onde se vão realizar os Jogos Olímpicos com as características que melhor lhes convêm.

Além disso, os Jogos Olímpicos deste verão em França não só aumentaram o fluxo de viajantes para o centro de Paris, como também ajudaram a dispersar o turismo por outros destinos do país. A decisão estratégica de acolher os Jogos Olímpicos em diferentes partes de França irá beneficiar as comunidades locais em várias regiões, que poderão capitalizar os benefícios turísticos que este grande evento desportivo irá atrair. De acordo com um estudo, estima-se que as estadias na Airbnb durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 gerarão dois mil euros para um anfitrião típico da região parisiense. Este aumento da atividade económica terá um impacto total de quase mil milhões de euros e apoiará cerca de 7.300 empregos equivalentes a tempo inteiro no país.