Restel lança certificação de sustentabilidade para hotéis
A Restel, central de reservas do Grupo Hotusa, desenvolveu um identificador para que as agências de viagens possam localizar facilmente os alojamentos que têm um modelo de atividade sustentável de acordo com o seu impacto social, económico, cultural, de gestão e ambiental. A certificação Regenerative Property não só agilizará o trabalho das agências de viagens, como também impulsionará indiretamente os hotéis que apostam na sustentabilidade.
De acordo com o último estudo da Organização Mundial do Turismo (WTTC), em conjunto com a Deloitte e a Trip.com, 69% dos viajantes procuram ativamente opções de viagem sustentáveis para minimizar a sua pegada de carbono. A nível empresarial, as organizações também procuram as alternativas mais sustentáveis para as viagens de negócios das suas equipas.
Para a Restel, a sustentabilidade é uma parte integrante e inerente do negócio: “Na Restel, entendemos a sustentabilidade como uma forma global de operar. Por outras palavras, para além do aspeto ambiental, os hotéis devem ativar iniciativas sociais, dar prioridade aos produtos locais, contribuir para o desenvolvimento da área em que operam… Sustentabilidade e eficiência são hoje termos indissociáveis”, afirma Ernesto Segura, diretor-geral da Restel.
A Regenerative Property nasceu como uma extensão da Certificação ARC 360 na Norma de Atividade Integral Competitiva Regenerativa, que a Restel obteve em junho do ano passado: “Depois de certificar a Restel na Norma ARC 360, sentimos que era necessário desenvolver um identificador que ajudasse o agente de viagens”, diz Ernesto Segura.
Os hotéis que pretendam obter a certificação devem passar por um formulário baseado nas cinco áreas de sustentabilidade, que será auditado por um especialista externo que avaliará o envolvimento do hotel em cada um dos pontos. Em caso de dúvidas sobre a certificação, o departamento de comunicação da Restel informará os hotéis interessados.