Quem é… Tiago Varela?

A Ambitur.pt continua a dar-lhe a conhecer um pouco melhor os profissionais que trabalham no setor hoteleiro nacional. Hoje conversamos com Tiago Varela, Revenue Manager da Vila Galé Hotéis.

Atual cargo: Revenue Manager

Data de nascimento: 3 de Abril 1977

Local onde nasceu: Portimão

Formação: Licenciatura em relações públicas e publicidade pelo Instituto superior das novas profissões

1º emprego: Após a licenciatura, regressei ao Algarve e, como muitos outros, entrei na hotelaria. Surgiu a possibilidade de entrar no Grupo Vila Galé como rececionista, no Vila Galé Naútico. Com um excelente diretor geral, que dinamizava, e encorajava os funcionários a procurar mais e a serem ambiciosos, aprendi a fazer um pouco de tudo, desde o front office ao back office mas também a fazer camas/berços, a servir nos restaurantes e bares. Quero agradecer a toda essa equipa do Vila Galé Naútico.

Última função antes de assumir a atual: Estive dois anos na receção e surgiu a oportunidade de integrar o departamento comercial do Grupo Vila Galé como gestor internacional. Não tive muito tempo neste segmento, porque me foi proposto vir para Lisboa e começar a explorar mais o segmento corporate. Estive como gestor corporate durante três anos onde aprendi bastante com as minhas chefias e com os meus colegas, seja a contratar ou a conseguir fechar negócios, seja simplesmente a conseguir ter uma empatia com o cliente para este se lembrar de nós na próxima vez que necessitar de um serviço hoteleiro.

Qual o foco da sua função profissional: Com a saída de uma colega, surge a oportunidade de passar para o departamento de e-bussines/Revenue, o que me agradou bastante. Comecei a interagir com as extranets dos operadores online, a perceber melhor como eles vendem os hotéis, seja ao cliente final, seja a outros operadores (B2B) e, a fazer análises para perceber como no site da Vila Galé, conseguimos vender correctamente, ao cliente certo, no momento certo e ao melhor preço.

Como sempre gostei de explorar dados, interessei-me pelo programa da Microsoft, PowerBI, e, neste momento, além de ter as funções de Revenue, também faço a manipulação dos dados em PowerBI, para conseguir dar aos meus colegas e chefias os dados que necessitam para negociarem da melhor maneira com as empresas ou os operadores que contratam.

O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: Na vida, penso que todos devemos viajar para experienciar outras culturas. Abre-nos a mente para conseguirmos realizar as nossas tarefas diárias com mais compreensão de nós próprios e dos outros. Acreditarmos no produto que vendemos e sentirmo-nos felizes no local de trabalho acho que é o principal para conseguirmos fazer um bom trabalho.