Quem é… Ruben Reis da Silva?

A Ambitur.pt continua a dar-lhe a conhecer um pouco melhor os profissionais que trabalham no setor hoteleiro nacional. Hoje estamos à conversa com Ruben Reis da Silva, diretor de Sales & Marketing do Renaissance Porto Lapa Hotel e vencedor do prémio “Account Focused Sales Leader of The Year,” atribuído pela Elite Awards da Marriott.

Data de nascimento: 16 de novembro de 1992

Local onde nasceu: Vila Nova de Famalicão

Formação: Les Roches International School of Hotel Management

1º emprego: Sales Executive – The Yeatman Hotel – Member of Relais & Chateaux

Última função antes de assumir a atual: Sales Manager – Hilton Porto Gaia

Qual o foco da sua função profissional: Como diretor de Vendas e Marketing do recém-inaugurado Renaissance Porto Lapa Hotel, o meu foco principal é impulsionar o crescimento sustentável da unidade e fortalecer a visibilidade da marca, garantindo a satisfação e fidelização dos nossos clientes. As minhas responsabilidades incluem o desenvolvimento de estratégias de vendas, a criação e execução de planos de ação comercial cujo objetivo é aumentar a ocupação e a receita, bem como identificar novos mercados e fortalecer as relações com clientes existentes.

Adicionalmente, lidero, motivo e formo a equipa de vendas e marketing, assegurando que todos os stakeholders estão alinhados com os objetivos traçados. A gestão de campanhas de marketing, alinhadas com a identidade da marca, são essenciais para o sucesso das vendas. Isto inclui um grande foco em marketing digital, publicidade e relações-públicas. A análise constante do mercado e da concorrência permite-nos ajustar estratégias de forma eficaz, utilizando dados reais e relatórios detalhados para a tomada de decisões informadas.

Lidero, ainda, o departamento de grupos e eventos – um segmento crucial para o Hotel – garantindo que todos os aspetos são geridos com excelência e personalização, de forma a proporcionar experiências memoráveis.

Numa ótica de gestão financeira, elaboro e administro o orçamento do departamento, sempre com olhos postos no retorno do investimento.

Em resumo, a minha função combina definir e executar estratégias de vendas e marketing, com o objetivo de proporcionar uma excelente experiência ao cliente, eficiência operacional e inovação, posicionando o hotel como líder de mercado.

O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: O que mais privilegio na vida e enquanto profissional é a integridade. A minha família e amigos são essenciais – são o meu alicerce e o meu apoio em todos os momentos -, pelo que manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal é fundamental para o meu bem-estar. Passar tempo de qualidade, partilhar experiências e criar memórias é algo que valorizo acima de tudo.

No âmbito profissional, valorizo a excelência no atendimento ao cliente e a inovação. Afinal, este é um negócio de pessoas para pessoas. Lidero a minha equipa com empatia e motivação, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e inspirador.

Em suma, a combinação de valores pessoais e profissionais, como a integridade e a empatia, a família e amigos, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, são, para mim, pilares fundamentais.