Quem é… Fábio Rebelo?

A Ambitur.pt continua a dar-lhe a conhecer um pouco melhor os profissionais que trabalham no setor hoteleiro nacional. A conversa hoje é com Fábio Rebelo, diretor de F&B no Hilton Porto Gaia.

Atual cargo: Diretor de Food & Beverage no hotel Hilton Porto Gaia

Data de nascimento: 04 de julho de 1991

Local onde nasceu: Santa Maria da Feira

Formação: Licenciado em Turismo e Gestão de Empresas Turísticas; Curso de Revenue Management e Gestão Comercial em F&B; Curso em Controle de Custos em F&B. De momento a terminar o Mestrado em Gestão.

1º emprego: Guia turístico num Zoo aos 17 anos

Última função antes de assumir a atual: Diretor de Food & Beverage e Eventos no hotel Casa da Companhia by Vignette Collection

Qual o foco da sua função profissional: Para mim o primeiro foco da minha função profissional é o cliente. Cliente esse que está no centro de todas as operações. Ser capaz de corresponder com as expetativas do hóspede e criar uma experiência memorável é o que vai garantir uma reputação positiva para o hotel. Preocupo-me em acompanhar constantemente de que forma o meu departamento está a acompanhar as expetativas do cliente e transmito-o às minhas equipas, encarando qualquer resultado menos positivo como uma oportunidade à melhoria e evolução.

Em segundo lugar o meu grande foco são as minhas equipas, que são a espinha dorsal da atividade. Proporcionar equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, desenvolvimento, crescimento e um ambiente de trabalho saudável é o que vai criar uma equipa forte e capaz de trabalhar em prol do hóspede.

E por fim, a rentabilidade. Num departamento onde o equilíbrio entre receitas e custos é bastante ténue e frágil, torna-se vital gerir eficientemente os recursos, controlar os custos operacionais e maximizar as receitas.

O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional:  Na minha vida pessoal aquilo que mais valorizo são as pessoas que me rodeiam, família e amigos. Dou muito valor ao respeito e apoio mútuo que tenho para com os meus sendo que são, sem dúvida, o maior suporte que tenho nesta aventura que é a hotelaria. E isto é o que também mais valorizo também na minha vida profissional, as pessoas. No meu papel enquanto líder e responsável por mais do que uma equipa, acredito firmemente que as relações humanas são o alicerce para qualquer resultado de sucesso. Até porque a hotelaria é uma indústria de pessoas para pessoas. Valorizar a minha equipa, as pessoas que me rodeiam, entender as suas necessidades e investir no desenvolvimento são aspetos de todo cruciais. Acredito firmemente que, ao construir um ambiente de trabalho positivo, equilibrado e colaborativo, onde se promove o crescimento individual e coletivo, seremos capazes de proporcionar um serviço de excelência aos nossos hóspedes.