Quem é… Ana Martins?
A Ambitur continua a mostrar-lhe um pouco melhor quem são os profissionais que trabalham em hotelaria em Portugal. A conversa de hoje é com Ana Martins, hotel quality manager no Stay Hotel Porto Centro Trindade.
Cargo atual: Hotel Quality Manager no Stay Hotel Porto Centro Trindade
Data de nascimento: 28 de julho de 1979
Formação: Bacharelato em contabilidade e administração no ISCAP, seguido de licenciatura em Gestão Financeira no ISAG e por fim, quando descobri por acaso que a minha vocação era a hotelaria decidi complementar a minha formação com um Master em Turismo e Gestão Hoteleira. A par disso, fiz, sempre que possível formações complementares na Escola de Hotelaria do Porto para adquirir conhecimentos mais específicos em algumas das áreas.
1º Emprego: O meu primeiro emprego foi na Super Bock Group ( na altura Unicer) no ano 2000 como assistente a fornecedores, onde permaneci 12 anos assumindo outras funções tais como contabilista e Técnica de gestão financeira.
Última função antes de assumir a atual: Antes de aceitar o desafio da Stay decidi experimentar uma área onde a coordenação, rapidez e exigência da operação definem de forma direta e imediata os resultados da unidade. Fui diretora geral do Motel Hawai e fiz todo o rebranding da marca e remodelação do edifício para voltar a tornar-se competitivo no setor no grande Porto.
Qual o foco da sua função profissional: Não posso reduzir o foco da minha função a um fator apenas, seria muito redutor. Numa empresa, especificamente no sector da hotelaria é fundamental estar atento aos colaboradores e garantir que eles estão motivados e todos os dias trabalham com entrega. Por essa razão, parte do meu dia é a dar atenção a quem trabalha comigo e me ajuda a atingir os resultados. Os colaboradores são a coluna vertebral de uma empresa e às vezes o salário emocional assume uma importância mais significativa que o salário efetivo.
Outro ponto fundamental é a atenção ao cliente e fazer com que ele se sinta confortável. É a primeira interação de 30 segundos que vai definir a experiência do cliente por isso é essencial que esse momento seja de acolhimento.
A qualidade dos serviços prestados é outro fator importante mas que vem apenas complementar os outros dois fatores, se os anteriores não existirem, este não vai fazer o cliente gostar da experiência porque vai sentir que foi uma qualidade gélida e sem personalidade.
Se tudo isto funcionar os resultados e um bom EBITDAR é apenas uma consequência.
Na minha vida, independentemente de ser no âmbito profissional como pessoal é essencial existir transparência e verdade. Agir com equidade e justiça são premissas das quais não abdico.