Porto e Lisboa agora conectam-se através de autocarro 100% elétrico da Flixbus

Já é oficial que a Flixbus vai operar um autocarro 100% elétrico entre as cidades de Lisboa e Porto, sendo que a opção será brevemente visível na app e no site da empresa para os potenciais viajantes, confirmou Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus em Portugal.

O veículo da marca chinesa Yutong representou um investimento mais elevado quando comparado com a aquisição de um autocarro a combustão, mas o responsável da empresa garantiu que os preços dos bilhetes para realizar a viagem serão idênticos aos já praticados nesta rota.

Com a autonomia a rondar os 400 quilómetros, o carregamento do veículo é garantido através de uma parceria com a EDP, que já oferece vários pontos de carregamento, essencialmente em autoestradas. Fica também a promessa da parceria dar fruto à chegada de novos autocarros totalmente eletrificados e um pedido ao Governo, nesta apresentação sob a figura da Secretária de Estado da Mobilidade, para mais apoios.

“Ainda há um longo caminho a percorrer, começando pela rede de postos de carregamentos. Sem eles, a eletrificação dos autocarros expresso não será possível”, frisou Pablo Pastega. “A ambição da Flixbus é trazer mais pessoas para o transporte coletivo e com isso tirar carros da estrada”.

Este autocarro 100% elétrico permitirá poupar 150 toneladas de CO2 por ano e foi apresentado esta quarta-feira, 11 de setembro, em Lisboa, a parceiros e jornalistas.

A Flixbus opera em Portugal desde 2017 e conta com mais de 60 destinos na rede doméstica e mais de 250 ligações em todo o país. “A cobertura do mercado foi um sucesso e veio reduzir os preços, trazendo mais e melhor oferta”, concluiu o responsável da empresa em território nacional, respondendo à ambição da operadora em descarbonizar toda a sua frota europeia até 2040.

Por Diana Fonseca