PLAY transportou quase 800.000 passageiros em 2022
Durante 2022, a PLAY, a companhia aérea islandesa low cost, transportou 789.151 passageiros em mais de 5.400 voos, com um fator de ocupação anual de 79,7%, 50% mais elevado do que em 2021, bem como um índice de pontualidade de 87%. As rotas de e para Londres, Paris e as Ilhas Canárias foram as mais populares, com um fator de carga de cerca de 90%. Por outro lado, 29% dos passageiros da companhia aérea em 2022 viajaram da Islândia, 31% dirigiram-se para a Islândia e 40% eram passageiros em voos de ligação (VIA).
Estes números são avaliados muito positivamente pela PLAY: “Tendo em conta que julho foi o primeiro mês em que a PLAY funcionou plenamente como hub-and-spoke e que a maioria dos destinos eram novos para a rede, consideramos que o número de passageiros para o ano foi mais do que satisfatório e esteve de acordo com o nosso objetivo declarado para o ano. Podemos dizer o mesmo do fator de ocupação de todo o ano e do índice de pontualidade”, afirma Birgir Jónsson, CEO da PLAY.
74.620 passageiros em dezembro
Em dezembro, a PLAY transportou 74 620 passageiros e o fator de ocupação foi de 82,8% face a 53,2%, de dezembro de 2021. Os meses com maior fator de ocupação em 2022 foram julho e agosto, com 88% e 87% respetivamente.
O fator de carga da PLAY em dezembro foi superior ao de todas as outras companhias aéreas listadas na Escandinávia, o que demonstra a eficácia da rede PLAY e da sua atividade comercial.
“Fechamos um ano cheio de eventos importantes com números de tráfego muito sólidos que mostram que a PLAY está absolutamente no caminho certo para se tornar uma força a ser considerada nos nossos mercados-alvo. Estou entusiasmado por ver que atingimos um fator de ocupação mais elevado em dezembro do que as companhias aéreas com que nos comparamos, enquanto a nossa pontualidade é de primeira classe a nível mundial. Estas métricas mostram como temos sido capazes de ajustar a nossa rede e capacidade para satisfazer as necessidades do mercado e como as nossas equipas operacionais são eficazes e profissionais no serviço aos nossos passageiros e na garantia de que chegam aos seus destinos a tempo e com um sorriso. Estou muito feliz por verificar a parte considerável que ganhámos do nosso mercado local, já que enfrentamos uma concorrência muito forte. O facto de que cerca de 25% de todas as pessoas na Islândia que, no ano passado, viajaram para o estrangeiro tenham escolhido a PLAY em detrimento dos nossos concorrentes enche-nos de humildade e agradecimento perante esse voto de confiança público e decisivo. Entramos no novo ano cheio de poder e ambição e focados em alcançar os nossos objetivos”, conclui Birgir Jónsson.
Em 2022, a PLAY serviu 25 destinos na Europa e na América do Norte, mas em 2023 serão quase 40 com dez aviões A320/1neo.