Participação de Portugal na Conferência de Enoturismo da OMT permite “ao país posicionar-se como líder a nível global”
Decorre entre ontem e hoje a 6.ª Conferência Global sobre Enoturismo da Organização Mundial de Turismo (OMT), em Alba, Piemonte, Itália. E a representar Portugal está a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, que participa hoje num painel de alto nível sobre o futuro do Enoturismo, com a participação de representantes dos governos da Bulgária, Geórgia, Grécia, Itália, Moldávia, San Marino e Sérvia. Esta 6.ª edição da Conferência dedica-se, essencialmente, ao tema da Inovação, da Sustentabilidade e das oportunidades do digital no desenvolvimento da cadeia de valor do setor.
A propósito da sua participação na 6.ª Conferência de Enoturismo da OMT, Rita Marques afirma que “a grande importância para o Turismo em Portugal de poder participar ao mais alto nível em fóruns desta natureza, permitindo assim ao nosso país posicionar-se como líder a nível global neste importante setor de atividade económica, e nessa medida, influenciar o desenvolvimento futuro do turismo no mundo e em Portugal”.
Recorde-se que o Turismo de Portugal, no âmbito da ET 2027, tem, desde 2019, em curso o programa de Ação para o Enoturismo em Portugal sob o lema Make Portugal a Must See and Sustainable Wine Tourism Destination. Apesar da conjuntura adversa com a pandemia em 2020 e 2021 e o conflito na Ucrânia em 2022, a execução do programa segue a bom ritmo. O programa junta os parceiros públicos – nacionais e regionais – e privados da área dos Vinhos e do Turismo e divide-se em quatro grandes eixos de intervenção: Territórios, Oferta, Agentes e Promoção (Place, Product, People e Promotion).
Entre as várias ações concretizadas ou em curso do programa, e até setembro 2022, destacam-se (i) o apoio financeiro a 64 projetos responsáveis por um investimento superior a 91 milhões de euros e um incentivo de 45 milhões de euros; (ii) a 69 ações de formação envolvendo 2119 participantes; (iii) a criação da marca umbrela de promoção do país PortugueseWineTourism e ao abrigo desta a plataforma portuguesewinetourism e as campanhas de comunicação digital Wine pairs with Portugal e #Time to be/Time to Taste.