Os seis objetivos da nova estratégia para o turismo de Albufeira até 2030

A estratégia de desenvolvimento, promoção e captação de turistas para Albufeira foi apresentada esta terça-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal, sob o mote “Albufeira faz parte da sua vida – Albufeira is part of your life“.

O presidente da autarquia, José Carlos Rolo, fez questão de frisar que “o Sol e Mar continua e deve continuar a ser o principal foco da atividade turística, apesar de ser necessário diversificar o produto e criar condições para receber turistas ao longo de todo o ano, com vista a combater a sazonalidade”, que diz ser cada vez menos vincada, ““e rentabilizar a base económica do concelho”. O autarca indicou ainda que “a diversificação turística tem que ser uma realidade trabalhada com todos os stakeholders, concluindo que o estudo hoje apresentado pelo IPDT – Turismo (especialistas em consultoria em turismo para empresas e destinos turísticos) não é um documento acabado, podendo sofrer alterações em função de circunstâncias imprevisíveis a nível económico, sanitárias, recorde-se o que aconteceu com o Covid, e internacionais, entre outras”. Ainda, no que diz respeito à diversificação do produto, recordou que os municípios de Loulé, Silves e Albufeira são candidatos a Geoparque da UNESCO, sendo que a concretização da candidatura irá promover a captação de novos turistas, nomeadamente o turismo científico e de natureza”.

“o Sol e Mar continua e deve continuar a ser o principal foco da atividade turística, apesar de ser necessário diversificar o produto e criar condições para receber turistas ao longo de todo o ano, com vista a combater a sazonalidade”

No que respeita à apresentação da estratégia foi referido pelo IPDT que, após a realização do diagnóstico, que resultou de diversas entrevistas realizadas com responsáveis da autarquia, residentes, agentes económicos, operadores internacionais, empresários e entidades com responsabilidades no setor, foi desenhado/ definido um modelo de desenvolvimento turístico comprometido com o trabalho e cooperação intersectorial, um plano de ação com medidas relevantes, devidamente priorizadas no tempo, e uma política de marketing centrada na segmentação da comunicação, com vista a alcançar públicos de valor acrescentado. Os resultados turísticos, apesar da descida em algumas áreas, apresentam indicadores positivos, nomeadamente ao nível da descida, embora ligeira, da taxa de sazonalidade 41,5% em 2023 (-1.1p. face a 2019); aumento dos proveitos totais em 2022 – 486 milhões de euros (+12% face 2019), entre outros que revelam a importância de se dar início a uma nova fase no turismo em Albufeira.

Desafios: Notoriedade, Sazonalidade, Mercado, Concentração Turística e Comunidade Local.

Os grandes desafios que Albufeira enfrenta passam pela Notoriedade (elevada perceção de destino massificado associado à animação noturna e falta de associação da marca “Albufeira” à oferta turística global); Sazonalidade (elevada taxa com encerramento de negócios e marcado de trabalho volátil); Mercado (forte dependência do Reino Unido baixas taxas de penetração em mercados de elevado potencial); Concentração Turística (maior concentração na Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e pressão em zonas com capacidade de carga comprometidas) e Comunidade Local (algum descontentamento e não reconhecimento dos benefícios do turismo).

Assim, o que se preconiza para o futuro de Albufeira tem por base uma visão que assenta nas seguintes ambições: ser o melhor destino turístico em Portugal, com uma oferta de qualidade superior em toda a cadeia de valor da atividade turística; destino de eleição dos europeus para short ou long breaks; ser reconhecido internacionalmente pelas suas praias e oferta de atividades turísticas diferenciadas; destino de referência na animação noturna em Portugal; destino nacional com maior capacidade para formar e reter os melhores profissionais do setor; destino mobilizador na implementação de medidas de combate às alterações climáticas e a manutenção do fluxo bidirecional de comunicação/informação/ sensibilização entre município, residentes, empresários e operadores turísticos.

Resumindo, a resposta de Albufeira aos atuais desafios para que se consolide como o melhor destino de Sol e Mar de Portugal, reconhecido a nível internacional, com um horizonte temporal até 2030, assenta em seis objetivos estratégicos:

  1. Reverter/desmistificar a imagem generalizada de Albufeira enquanto destino turístico massificado;
  2. Organizar a oferta em clusters turísticos para ir ao encontro do perfil dos visitantes que se pretende atrair;
  3. Criar as condições para que cada cluster possa manter-se dinâmico durante todo o ano;
  4. Reduzir a dependência do mercado britânico, aumentando a taxa de captação de mercados com potencial de crescimento;
  5. Gerar valor económico e social através do turismo pela fixação de residentes e desenvolvimento e retenção de recursos humanos qualificados;
  6. Elevar Albufeira a referência internacional enquanto destino turístico sustentável.

Para o efeito, foi definido um modelo turístico com duas dimensões, devidamente articuladas entre os setores público e privado, nomeadamente no que respeita à qualificação de infraestruturas do destino e qualificação da oferta turística.

Por outro lado, há que trabalhar os chamados “ativos diferenciadores”, nomeadamente Albufeira ser destino turístico experiente; apresentar uma oferta premium a nível do alojamento e restauração; ter as melhores praias do mundo; um património cultural e natural com particularidades únicas; animação noturna vibrante, ampla oferta de atividades náuticas, desportivas e culturais, com a vantagem de ser um destino hospitaleiro e “family friendly”, o que de acordo com a opinião do presidente da Câmara Municipal, “se for bem trabalhado, faz de Albufeira um território único com uma oferta de qualidade superior, que resulta em vantagem competitiva relativamente a outros destinos”.

Refira-se, ainda, que a Estratégia para o Turismo de Albufeira, com um horizonte temporal até 2030, está alinhada com a Estratégia para o turismo a nível nacional.