Opinião: “Promoção Profissional: Realidade à Deriva”
Marta Sotto-Mayor volta a oferecer aos leitores da Ambitur a sua coluna, onde aborda temáticas atuais do setor da Hospitalidade. A profissional conta com mais de 25 anos de experiência internacional, vários prémios e reconhecimentos ao longo da carreira. É graduada pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto em Gestão Hoteleira, obteve o Strategic Hospitality Marketing Certificate na Cornell University, e fez Licenciatura em Gestão Hoteleira no ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências e Pós-Graduação na Glion Hotel Management School. Leia aqui mais um artigo.
Por Marta Sotto-Mayor, Formadora & Consultora Internacional – Especialista Hotelaria, Turismo e Restauração
Ser promovido é um sonho para muitos, mas as promoções profissionais podem trazer desafios inesperados na gestão de equipas, e transformar-se em pesadelos. “E agora? Como lidar com as expectativas quando não consigo alcançar os resultados desejados?”. Não está sozinho: este é um cenário comum.
Fui promovido e agora? Nem tudo o que brilha é ouro
As promoções profissionais frequentemente apresentam dificuldades na gestão de equipas e liderança. O Princípio de Peter explica que promovemos bons executores até chegarem a um cargo onde já não estão preparados, como o de gestor.
Os grandes líderes não nascem prontos e as empresas ainda promovem sem formar. O resultado? Líderes à deriva, gestores ansiosos, equipas desorientadas e talentos desperdiçados.
Muitos acreditam que um novo cargo vem com manual de instruções, mas sem formação e mentoria o crescimento transforma-se num teste de sobrevivência difícil.
Solução
Superar os desafios das promoções profissionais exige investimento contínuo em mentoria, formação e aprendizagem – pilares para construir uma liderança sólida e eficaz.
Investir no desenvolvimento de novos líderes não é um custo – é uma estratégia básica. A combinação de mentores experientes e formação estruturada não só evita erros dispendiosos como acelera o crescimento. Empresas que ignoram isto perdem talentos e qualidade – erros que se pagam muito caro.
Quando me perguntam o que fazem diferente as organizações que retêm os melhores talentos e garantem resultados sustentáveis a resposta é fácil: investem nas pessoas e apoiam os líderes.
Recomendações aos Empregadores
- Invista em ações continuas de desenvolvimento de talento: apoie os novos líderes com programas diferenciados, que combinem teoria e prática.
- Proporcione mentores experientes, defina objetivos claros e crie pequenos desafios para desenvolver gradualmente novas competências.
- Construa um ambiente de suporte: proporcione tempo e espaço para uma regular troca de experiências e apoio durante os primeiros passos no novo cargo.
Recomendações aos Promovidos
- Seja proactivo no seu desenvolvimento: procure mentores, forme uma rede de contactos fiável e aprenda de forma independente. Como se costuma dizer: “Faz pela vida!”.
- Peça formação: não espere que façam tudo por si, nem tenha receio de pedir ajuda ou de se expor a oportunidades de aprendizagem, tomar iniciativa é um sinal de força, não de fraqueza.
- Transforme os desafios da liderança em oportunidades de crescimento na sua carreira: o vazio é espaço para criar. Teste, experimente, aprenda com os erros e desenvolva o seu estilo de liderança.
Conclusão
Resiliência, crescimento profissional e liderança eficaz começam com a capacidade de lidar consigo próprio. Não se trata de ter todas as respostas, mas sim sobre saber onde procurá-las e avançar. Transforme o seu título numa jornada de crescimento pessoal e coletivo. Seja o líder que faz a diferença, para si e para todos à sua volta!
Leia também…
Opinião: “Livre-Arbítrio e Pressão: Por Que Insistimos em Escolher Não Fazer Melhor?”