Por Nuno Abranja, diretor do Departamento de Ciências Empresariais do ISCE–Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo e CEO de OMelhorDoTurismo – Consultora de Formação
Num setor onde o contacto humano é o principal ‘embaixador’ da marca, a verdadeira lealdade no turismo não começa com o cliente, mas com as equipas. A retenção e fidelização de talento tornaram-se um dos maiores desafios para as empresas turísticas, especialmente num contexto de crescente escassez de mão de obra qualificada.
As muitas conversas que vou desenvolvendo com gestores turísticos revelam que a taxa de rotatividade nas empresas do setor é elevada, com um sentido crescente. A instabilidade laboral, as condições de trabalho, a ausência de oportunidades de crescimento e a sazonalidade são grandes obstáculos à progressão e consolidação de carreiras no turismo.
As novas gerações procuram propósito, equilíbrio e reconhecimento e não apenas um salário. As empresas turísticas que continuam a ver os seus colaboradores como “recursos” e não como “talentos” acabam por perder as pessoas e a qualidade do serviço e do acolhimento. Falar em retenção de talento não é falar em benefícios extravagantes, mas de liderança empática, oportunidades reais de desenvolvimento humano e profissional e culturas empresariais que inspiram orgulho. É investir na formação e na comunicação interna com o mesmo empenho com que se investe em marketing, porque ao fim e ao cabo nenhuma campanha publicitária substitui um desempenho de excelência e um sorriso genuíno.
Reter e fidelizar talento é mais do que uma necessidade operacional, é um ato de inteligência estratégica, considerando que cada colaborador fidelizado à empresa é um embaixador da marca, um promotor da experiência e um multiplicador de confiança. O futuro do turismo português não se medirá apenas em números de visitantes, mas na capacidade das empresas de manter motivadas as pessoas que tornam cada estadia memorável. Como alguém já dizia: não é preciso motivar, basta não desmotivar.






















































