Opinião: “Garantir a retenção de talento num setor em crescimento”

Por Joana Sebastião, Consultora de Recrutamento e Seleção Especializado da Multipessoal

Atrair e reter talento qualificado na hotelaria em Portugal é um desafio constante, especialmente num mercado dinâmico e caracterizado pela sazonalidade em várias regiões do país. Tendo este desafio em consideração, aliado a um constante crescimento do turismo, torna-se imperativo criar estratégias eficazes que respondam às necessidades do setor.

A falta de estabilidade na época baixa e a alta competitividade no mercado de trabalho exigem abordagens criativas na gestão de recursos humanos, que devem ir além da garantia de salários competitivos. Assim, as unidades hoteleiras podem adotar estratégias focadas na atração de talento que se preocupem também com a promoção do bem-estar dos colaboradores, o desenvolvimento das suas competências técnicas e profissionais e a criação de condições, que garantam a retenção a longo prazo.

Para atrair os melhores profissionais os hotéis precisam, antes de tudo, de ser locais de trabalho atraentes, oferecendo benefícios que correspondam às necessidades dos colaboradores.

Para atrair os melhores profissionais os hotéis precisam, antes de tudo, de ser locais de trabalho atraentes, oferecendo benefícios que correspondam às necessidades dos colaboradores. Uma das abordagens passa, por exemplo, pela oferta de alojamento, especialmente em zonas menos povoadas ou com menor concentração de oportunidades de emprego. Esta estratégia não só atrai talentos de outras regiões do país ou do estrangeiro, como proporciona maior segurança para candidatos e empresas. Por outro lado, disponibilizar programas que permitam experiências internacionais torna-se atrativo para os profissionais, principalmente os mais jovens, uma vez que estas oportunidades valorizam o currículo e elevam a reputação das unidades.

Também as parcerias com redes de saúde e bem-estar impactam positivamente o ambiente de trabalho. Oferecer seguros de saúde, acesso a ginásios e apoio psicológico demonstra cuidado com o bem-estar dos colaboradores, criando um ambiente mais saudável, produtivo e mais inclusivo, que garante um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, que é crucial para reduzir a rotatividade.

O investimento na formação contínua dos colaboradores, assim como o estabelecimento de parcerias com universidades e escolas de hotelaria para cursos especializados agregam valor à carreira destes profissionais e aumentam a retenção.

O colaborador que se sinta constantemente motivado e desafiado pelo seu local de trabalho tende a manter-se nesse local. O investimento na formação contínua dos colaboradores, assim como o estabelecimento de parcerias com universidades e escolas de hotelaria para cursos especializados agregam valor à carreira destes profissionais e aumentam a retenção. Adicionalmente, a criação de oportunidades de crescimento interno, com programas de promoção e mentoria, é fundamental para que os profissionais conheçam melhor as suas perspetivas de futuro dentro da empresa.

Reter profissionais a longo prazo, num setor caracterizado por horários exigentes, salários pouco atrativos e uma grande sazonalidade, torna-se outro desafio. Oferecer contratos estáveis e duradouros é essencial para garantir a retenção.

Programas de incentivo, como prémios, folgas extras e atividades sociais também ajudam a criar um ambiente mais motivador e comprometido.

Na época baixa, no caso das cadeias hoteleiras, uma das soluções passa por permitir transferências temporárias para outras unidades ou ajustar funções para tarefas administrativas ou de planeamento. Programas de incentivo, como prémios, folgas extras e atividades sociais também ajudam a criar um ambiente mais motivador e comprometido.

Atrair e reter talento na hotelaria em Portugal vai muito além de oferecer projetos competitivos a nível salarial. Privilegiar a criação de um ambiente de trabalho saudável, promover o desenvolvimento pessoal e profissional e assegurar a estabilidade ao longo de todo o ano são fatores essenciais. Ao apostar nestas estratégias, os hotéis estarão também a investir no futuro próspero da sua marca.