On the Job… Revenue Manager

A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com esta rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. Desta vez falámos com Filipe Mena, Revenue Manager na Amazing Evolution Management.

Para o profissional, que se encontra na Amazing Evolution há pouco mais de seis meses, é fundamental que um Revenue Manager tenha um perfil analítico, facilidade de olhar para o produto na pele do cliente e final, bem como conhecimentos informáticos.

Quando e como iniciou este cargo no grupo hoteleiro onde se encontra a trabalhar?

Abracei o projeto da Amazing Evolution em junho 2023.

Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?

Enquanto Revenue Manager, as principais funções diárias prendem-se com a gestão da estratégia comercial e do preço das unidades hoteleiras geridas. De forma a melhor definir esta estratégia, é necessária uma regular avaliação dos resultados, da segmentação dos clientes (motivação que leva o cliente a escolher o hotel – lazer, grupos e eventos, cliente empresarial ou outros), análise do histórico de receita do hotel e da oferta dos concorrentes (Produto, preço e estratégia).

Está integrado ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?

Integro uma equipa comercial de sete elementos, com quatro pessoas responsáveis pela gestão de ecommerce e revenue, dois elementos responsáveis pelo contacto e manutenção da relação com os parceiros comerciais, nomeadamente operadores, agências de viagens e empresas, e um diretor comercial e de Revenue.

Hierarquicamente, a quem tem de responder?

A equipa reporta ao diretor Comercial e de Revenue.

Com que outras áreas/departamentos do grupo hoteleiro tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?

A função de Revenue exige um contacto regular com elementos das várias equipas do hotel de forma a definir e adequar a estratégia de venda ao produto/s que dispomos. Na hotelaria o fator humano é essencial e temos de ter sempre presente que estamos a servir o hóspede, sendo que o próprio processo de venda nos cria a responsabilidade de adequar a oferta ao tipo de procura do cliente. Friso ainda a obrigatoriedade de uma relação próxima com as equipas de reservas, marketing, receção e gestão operacional dos hotéis, potenciando a criação de uma oferta de valor ao cliente.

Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?

É imprescindível que um Revenue Manager tenha um perfil analítico vocacionado para o resultado, alguma facilidade de olhar para o produto colocando-se na pele do cliente final e alguns conhecimentos informáticos visto que esta função exige a utilização constante de vários sistemas.

Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?

A minha formação académica é na área da Gestão Hoteleira mas acredito que qualquer pessoa com experiência hoteleira, que tenha um perfil com as características acima mencionadas e vontade de desenvolver os seus conhecimentos, possa tornar-se um excelente profissional nesta área.

Que mais-valias traz este cargo para o grupo hoteleiro onde trabalha?

Esta função é indispensável nos dias que correm, para a grande maioria das unidades hoteleiras, principalmente devido ao mercado estar mais competitivo a cada dia que passa, com abertura regular de novas unidades em todo o território nacional, incentivando a uma regular gestão e adequação da estratégia, procurando potenciar a receita de cada unidade hoteleira.