On the Job… Duty Manager

A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com uma nova rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. A conversa hoje é com Pedro Ferreira, guest relations e duty manager do Monchique Resort & Spa.

Pedro Ferreira está desde abril de 2023 neste hotel do Algarve e considera que competências como a capacidade de resolver problemas e perceber como decorre a operação hoteleira são fundamentais para o exercício da sua função.

Quando e como iniciou este cargo no hotel onde se encontra a trabalhar?

Dei início ao cargo de Relações Públicas, bem como, diretor de serviço no Monchique Resort & Spa em Abril de 2023. Encontro-me a trabalhar no Algarve desde 2017 após ter fechado um negócio próprio na minha cidade natal (Guimarães).

Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?

Considero a polivalência um fator muito importante nos dias de hoje em hotelaria. O dia começa verificando emails e envio dos mesmos aos clientes que deram saída nesse dia. Respondo aos comentários internos e externos.

Durante a estadia é dado um acompanhamento aos clientes no sentido de perceber se tudo corre conforme previsto. É de extrema importância passar o máximo tempo possível na operação, ou seja, onde há ação.

Considero também muito importante perceber o grau motivacional dos funcionários dos vários departamentos, estando sempre disponível para auxiliar os variados departamentos se assim for necessário.

Está integrado ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?

Estou integrado e diretamente não tenho nenhuma equipa sob a minha alçada, no entanto, enquanto diretor de serviço, acabo por ter necessidade de proximidade face aos variados departamentos, nomeadamente para resolução de problemas ou até ter a perceção se a operação corre conforme o previsto.

Hierarquicamente, a quem tem de responder?

Hierarquicamente respondo diretamente ao Diretor Geral e/ou ao assistente de direção.

Com que outras áreas/departamentos do hotel tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?

Normalmente tenho muita proximidade com o departamento de front office, F&B e housekeeping, no entanto , enquanto diretor de serviço, posso citar que trabalho com todos os departamentos.

Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?

São variadas as competências necessárias para este cargo, como por exemplo: comunicação, responsabilidade e muito importante também a capacidade de criar empatia.

Já como diretor de serviço acrescentaria outras competências, mais propriamente a capacidade de resolução de problemas e, ao mesmo tempo, ter a perceção de como decorre a operação.
Considero mesmo importante o facto de falar quatro línguas, o que facilita a comunicação com o cliente.

Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?

Quanto à formação, sou licenciado no ramo empresarial e comunicação turística (ISAG), tenho Pós-Graduação em gestão hoteleira (Porto Business School) bem como outras formações que fui fazendo que foram e são ferramentas importantes para o cargo atual e para futuros cargos que possa vir a exercer. (ex: coaching).

Que mais-valias traz este cargo para o hotel onde trabalha?

A proximidade com o cliente, a empatia e a capacidade de resolução de problemas são talvez os fatores que acrescentam à hotelaria em geral. Vivemos numa época em que grande parte dos clientes necessita de sentir atenção ou ter a perceção de um atendimento “fora da caixa”. Aí considero muito importante perceber e antecipar as necessidades dos clientes. Sempre que os clientes mencionam o meu nome nos comentários é um sentimento de orgulho e de que o meu trabalho está a ser bem efetuado.