On the Job: Diretora de Qualidade
A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com uma nova rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. A conversa de hoje é com Ana Azevedo, diretora de Qualidade do Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort.
Quando e como iniciou este cargo no hotel/grupo hoteleiro onde se encontra a trabalhar?
Surgiu-me no feed do linkedin o anúncio para a Direção de Qualidade do Marriott Praia D’el Rey, despertou-me alguma curiosidade e verifiquei que a grande maioria dos requisitos encaixavam no meu perfil e pareceu-me um desafio interessante, pois poderia aplicar um approach de indústria no setor de serviços e como pediam também foco na implementação de standards, auditorias, processo de melhoria contínua e satisfação do cliente, achei que seria um “challange”, entrando para o hotel em outubro 2018.
Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?
A minha função principal é apoiar a direção auditando a implementação dos vários standards de serviço Marriott, produto, HACCP (e em tempos Covid – Clean & Safe), verificando a implementação das ações corretivas e monitorizando os Indicadores e os níveis de satisfação do cliente de modo a garantir um processo em melhoria contínua. Elaborar os relatórios semanais ajudando a identificar as causas das variações dos KPI’s.
O dia a dia passa pela perseguição sistemática da informação, investigação, comunicação e contínuas auditorias de modo a formar das equipas nos standards Marriott e nas várias certificações.
Está integrada ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?
Estou integrada na equipa de Direção do Hotel e do Resort
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
CEO Group e ao GM Hotel.
Com que outras áreas/departamentos do hotel/grupo hoteleiro tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?
Trabalho com todos os departamentos das várias áreas do Hotel/Resort fornecendo informação para que possam avaliar onde melhorar e, auditando para verificar que as melhorias implementadas dão resultados, comunicando os mesmos e incentivando o processo de melhoria e perseguição dos planos de ação.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Foco na satisfação do Cliente, Rigor, Isenção, Consistência, Sistematização e muita Persistência.
Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?
Sou Engenheira Biotecnológica, com Pós graduação em Gestão de sistemas integrados de Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social (Sustentabilidade) e Green Belt Six Sigma.
Da Indústria à Hotelaria, o meu objetivo é colaborar com as equipas, formando, implementando sistemas e perseguindo os indicadores no sentido da melhoria contínua.
8. Que mais-valias traz este cargo para o hotel/grupo hoteleiro onde trabalha?
Com o rigor da Indústria Farmacêutica e a multidisciplinaridade da Indústria de Packaging, garanto o cumprimento dos standards, perseguição sistemática dos indicadores, foco na melhoria contínua e sustentabilidade