“O turismo gera novos modelos de negócios nas regiões”

Tendo como mote a abertura do XV Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, enfatizou no discurso de abertura a necessidade e vantagens de deslocalizar congressos no país, dando a conhecer aos seus participantes outros territórios e a possibilidade de uma interação. “Trabalhamos assim de forma a termos um país mais equilibrado e mais justo”, considera o orador.

Exemplificando com o Congresso da ADHP, que decorre até sábado, em Viseu, o responsável relembra que “durante quatro décadas a estruturação da promoção turística nacional centrou-se no sol e praia, criando-se no país um monoproduto turístico fortemente sazonal, criando-se assimetrias regionais e a necessidade da criação uma coesão social”.

Para Pedro Machado foi o fim desta lógica, assim como uma nova forma dos turistas escolherem os destinos, através das tecnologias, que permitem agora o crescimento turístico de regiões como o Centro, Alentejo e Açores. Realça o responsável que este novo paradigma é muito importante para o país, pois “o turismo gera novos modelos de negócios nas regiões”, criando assim uma dinâmica multiplicadora de riqueza.