Notícias do Brasil por… Cristina Lira
Lagune Barra Hotel lança experiência exclusiva de café da manhã flutuante na piscina
O empreendimento investe em novo serviço personalizado, proporcionando aos hóspedes um começo de dia inesquecível, com acesso privativo ao rooftop e um menu irresistível
O charmoso rooftop do Lagune Barra Hotel, no coração da Barra Olímpica, no Rio de Janeiro, é um convite para relaxar e apreciar a vista deslumbrante de toda a região. Agora, os hóspedes podem começar o dia com um toque ainda mais sofisticado: o café da manhã flutuante. Essa nova experiência oferece uma cesta de delícias servida sobre as águas da piscina do hotel, garantindo acesso exclusivo ao espaço.
Os hóspedes que optarem pelo serviço terão acesso privativo à piscina, entre 8h e 9h, uma hora antes da abertura oficial do espaço. Para um atendimento ainda mais personalizado, o serviço conta com um garçom exclusivo e a presença de piscineiro.
“Diversificar o cardápio de experiências é essencial para encantar e fidelizar nossos hóspedes, oferecendo momentos únicos que vão além da hospedagem tradicional”, ressalta Fernando Amorim, gerente-geral do Lagune Barra Hotel.
A cesta para duas pessoas inclui uma seleção especial de itens: tapioca recheada, cuscuz amarelo, panqueca com frutas, ovos benedict com presunto de parma ou croque madame, prato de frios, minibolo, salada de frutas, pães variados e pão de queijo, ovos mexidos, geleias, manteiga, requeijão, suco, água mineral e mini-espumante.
O café da manhã flutuante serve duas pessoas, e as reservas devem ser feitas exclusivamente por e-mail, de acordo com disponibilidade.
Sobre o Lagune Barra Hotel
Localizado no coração da Barra Olímpica, o Lagune Barra Hotel faz parte do complexo do Riocentro, o mais completo centro de eventos e convenções do Brasil. Também está a poucos minutos do Parque Olímpico, onde acontece o Rock in Rio, o maior festival de música do Brasil, e da Farmasi Arena, palco dos principais shows do Rio de Janeiro, além de ficar próximo à Cidade das Artes, a diversos shoppings da região e a 12 minutos de carro da Praia do Recreio.
Serviço:
Café da Manhã Flutuante no Lagune Barra Hotel
Horário: das 8h às 9h (antes da abertura oficial da piscina)
Valor da cesta: R$ 320,00 (serve duas pessoas)
Reservas: reservas@lagunebarrahotel.com.br
Endereço: Av. Salvador Allende, 6.555 – Portão C – Barra Olímpica, Rio de Janeiro – RJ, 22783-127
Telefone: (21) 2113-7000
Site: lagunebarrahotel.com.br
Embratur e Consórcio Nordeste apresentam potencial turístico do Nordeste brasileiro em roadshow inédito na Europa
Ação reforça ao trade turístico europeu a infraestrutura, a autenticidade e a excelência dos produtos turísticos do nordeste brasileiro
Pela primeira vez, o Brasil apresenta o posicionamento estratégico e o potencial turístico da Região Nordeste ao mercado internacional em um evento exclusivo para operadores de turismo e agências de viagens. O Roadshow Visit Nordeste 2025 passará por Londres (1º de abril) e Milão (3 de abril), mostrando a região como um destino integrado, diverso e excelente para viajantes que buscam experiências inesquecíveis em um dos cenários mais deslumbrantes do mundo.
O evento é uma parceria da Embratur com o Consórcio Nordeste. A iniciativa representa um marco na integração do Nordeste e faz parte da estratégia da Agência em posicionar a região no mercado europeu, assim como ampliar a conectividade aérea e as campanhas de promoção internacional. Os resultados já são visíveis: só nos dois primeiros meses de 2025, houve um aumento de 65,3% na chegada de turistas estrangeiros aos destinos nordestinos em comparação com o mesmo período de 2024.
Mais próximo do Nordeste – com voos diretos que conectam os viajantes em menos tempo e menor emissão de CO2 -, o mercado europeu se mostra cada vez mais estratégico para o turismo brasileiro. Segundo continente que mais envia turistas ao Brasil, 2025 começou com um crescimento expressivo: somente em janeiro e fevereiro deste ano, o desembarque de europeus no país aumentou 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse movimento já vinha ganhando força em 2024, quando o Brasil registrou um crescimento de 20,1% na entrada de estrangeiros vindos da Europa.
“O Nordeste vem se consolidando como uma das regiões mais dinâmicas do turismo brasileiro e a parceria da Embratur com o Consórcio do Nordeste é estratégica para o seu posicionamento no mercado internacional. Os viajantes saem da Europa em busca exatamente do que o Nordeste oferece: resorts em praias paradisíacas, experiências genuínas, contato com uma natureza fascinante, infraestrutura e autenticidade. Estamos apresentando um Brasil que vai além dos cartões postais. Um destino acolhedor, que valoriza sua gente, sua cultura e o meio ambiente, e é cheio de oportunidades únicas para os visitantes”, diz o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Durante o roadshow, os nove estados nordestinos – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – apresentarão um portfólio diversificado de experiências turísticas. Desde a observação de baleias em Fernando de Noronha até as vivências culturais no Pelourinho, em Salvador; dos resorts com arquitetura sustentável às rotas de turismo de natureza em áreas protegidas, a região mostra sua capacidade de surpreender até os viajantes mais experientes.
O evento também marcará o lançamento da nova marca unificada do Nordeste, destacando seus diferenciais históricos, culturais e naturais, além do plano de ação de promoção da região.
“Fortalecer a região Nordeste como uma potência turística no mercado internacional é a principal missão da parceria existente entre Consórcio Nordeste e Embratur. De maneira visionária, com o Roadshow Visit Nordeste 2025, os nove estados terão a oportunidade de ampliar os mercados emissores, consolidando a região que já faz um trabalho de fortalecimento e captação de mercados internacionais individualmente, porém agora, de maneira integrada, em Londres e Milão, com lançamento da Marca Nordeste”, explica a secretária de Turismo de Alagoas e coordenadora da Câmara Temática do Turismo no Consórcio do Nordeste, Bárbara Braga.
“Somos uma região diversa, das mais visitadas e procuradas no Brasil e mundo, com belezas naturais singulares, praias com águas quentinhas, sol o ano inteiro, além de atrativos históricos, culturais, de aventura, lazer, artesanato e uma gastronomia rica. Agora, com uma marca que unifica os atrativos do nosso Nordeste como destino para o mundo, fortaleceremos o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nessa região que só cresce em nosso país”, completa Bárbara.
Em parceria com a TAP Air Portugal – companhia aérea que oferece a melhor conectividade com o Brasil -, as ações de promoção turística visam criar oportunidades por meio de rotas integradas, utilizando os aeroportos do Nordeste como portas de entrada, especialmente nas cidades atendidas pela empresa: Salvador, Recife, Maceió, Natal e Fortaleza. Como parte das ações em Londres e Milão, a TAP irá sortear um par de passagens aéreas para que os agentes de viagem descubram novos destinos do Nordeste.
Conectividades e oportunidades
A conectividade aérea é um dos pilares da estratégia de promoção dos destinos brasileiros. A Embratur vem trabalhando em parceria com companhias aéreas e promovendo o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para ampliar a conectividade do país com o mundo. A estratégia já está dando resultado: no primeiro trimestre de 2025, estão previstos cerca de 5 mil voos conectando a Europa ao Brasil por meio de 34 rotas, um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2024. São cerca de 1,5 milhão de assentos disponíveis para viver experiências únicas, conhecer cenários paradisíacos e realizar negócios.
Atualmente, rotas diretas conectam os destinos brasileiros ao Reino Unido, Itália, Portugal, França, Países Baixos e Espanha. Dentre as melhores conexões para o Nordeste, Portugal se consolida como um hub estratégico na Europa, com 14 rotas diretas que facilitam tanto viagens de lazer como de negócios entre os dois continentes.
Ivete Sangalo apresenta show exclusivo no Tivoli Ecoresort Praia do Forte em junho
No ano em que o resort celebra 40 anos, um dos maiores nomes da música brasileira encanta hóspedes em evento repleto música em uma noite inesquecível
O Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepara uma experiência musical única para seus hóspedes. No sábado, 7 de junho, Ivete Sangalo sobe ao palco para um show exclusivo dentro do resort, trazendo sua energia contagiante e seus maiores sucessos em um espetáculo inesquecível.
Com uma trajetória de mais de 30 anos na música, Ivete acumula mais de 300 canções e inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Grammy Latino. Em um ano especial para o Tivoli Ecoresort Praia do Forte e para a música brasileira, 2025 marca tanto as quatro décadas de excelência do resort quanto os 40 anos do axé music, gênero que conquistou o país. No repertório da cantora, sucessos como “Sorte Grande”, “Eva” e “Não Precisa Mudar” prometem embalar os corações apaixonados, além da vibrante “O Mundo Vai”, gravada na Praia do Forte, e os hits deste ano “Energia de Gostosa” e “O verão bateu em minha porta”.
Este evento oferece a oportunidade de assistir a um show da artista em um ambiente intimista e privilegiado, combinando o melhor da música brasileira com todo o conforto que só o Tivoli Ecoresort pode proporcionar.
O pacote especial inclui hospedagem de 5 a 8 de junho, com acesso garantido ao show, além de café da manhã e jantar completos durante a estada. Os hóspedes poderão combinar esta experiência musical única com dias de relaxamento nas piscinas do resort, tratamentos no Anantara Spa e toda a exclusividade que o Tivoli Ecoresort oferece. As reservas podem ser feitas até o dia 7 de junho.
Termos & Condições | Show Ivete Sangalo
Período de hospedagem: 05 a 08 de junho, 2025
Inclui: 3 diárias + café da manhã e jantar + wi-fi + acesso ao show da Ivete Sangalo realizado no dia 07 de junho (sábado)
Valor: Tarifas flutuantes, a partir de R$ 2.650,00 em Double Superior
Políticas de reserva: As reservas serão confirmadas somente por pré-pagamento do valor total da hospedagem até 7 dias após a confirmação da reserva • Cancelamento sem ônus até 30 dias antes do Check in. Após este prazo a multa será de 100% do total da reserva • Desconto de Early Booking não é válido para o pacote.
Reservas
Tivoli Ecoresort Praia do Forte
End.: Avenida do Farol s/n Praia do Forte | Bahia – Brasil
Tel: 55 (71) 3676.4000
Email: reservas.tepf@tivolihotels.com
Site: www.tivolihotels.com
Instagram: @Tivoliecoresort
Facebook: @TivoliEcoresortPraiadoForte
XVII Convenção Schultz reforça a importância das parcerias no turismo
Evento reúne mais de 450 profissionais do setor em Curitiba (PR) para apresentar novidades, fechar negócios e fortalecer relações
Desde a última sexta-feira, 28 de março, Curitiba (PR) se tornou ponto de um dos maiores encontros do turismo brasileiro: a XVII Convenção Schultz, que reúne mais de 450 agentes de viagens e fornecedores de 145 municípios por todo o País para dias intensos de aprendizado, networking e vivências. E se há um consenso entre os participantes, é que nada substitui a importância de uma boa parceria como alicerce para fazer os negócios prosperarem. “Os agentes que estão aqui foram selecionados pelo mérito ou pelo potencial de vendas”, explicou Aroldo Schultz, fundador e presidente da Schultz.
A confiança e o respeito das empresas do grupo ao trabalho dos agentes de viagens têm sido constantemente lembrados pelos participantes do evento que termina amanhã (1) e que segue sendo marcado por trocas valiosas e presenças de peso. A começar pela solenidade de abertura, realizada no Museu Oscar Niemeyer (MON), dia 28, com a participação de Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente da Viaje Paraná, e de Leonaldo Paranhos, secretário que acaba de assumir a pasta do Turismo no Governo do Paraná.
Em sua primeira aparição pública como Secretário de Turismo, Paranhos destacou a importância de sediar o evento e de proporcionar vivências típicas aos participantes. “A gente nunca consegue vender com alegria aquilo que não conhece ou o que não quer para a gente”, resumiu. Também presente ao evento, José Luis Velloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), ressaltou a variedade turística e falou sobre a regionalização que vem sendo desenvolvida pelos atores locais, unindo atrativos da capital paranaense aos da área metropolitana e da região de Mata Atlântica.
Eduy Azevedo, gerente de mercado da Viaje Paraná, lembrou que o estado é o único no Brasil a ter dois Patrimônios Naturais da Humanidade – Parque Nacional do Iguaçu e Grande Reserva da Mata Atlântica – e celebrou a exposição que o evento traz. “Ninguém faz turismo se não estiver junto do agente de viagens”, cravou. Ele enumerou os atrativos da capital, destacou opções de ecoturismo e enogastronomia no estado e antecipou novidades como a abertura de dois equipamentos em Foz do Iguaçu: o aquário AquaFoz, previsto para estrear neste ano, e o Museu Internacional de Arte, idealizado em parceria com o Centre Pompidou de Paris, que deve ser inaugurado em 2026.
Produtos em destaque
Com uma programação dinâmica e interativa, mais de 20 profissionais — entre fornecedores e colaboradores das empresas do grupo Schultz — subiram ao palco do Centro de Convenções do Hotel Pestana no sábado, dia 29, para apresentar novidades e compartilhar dicas estratégicas para apoiar os agentes no desenvolvimento e na promoção de experiências diferenciadas direcionadas aos seus clientes. O clima de conexão e fortalecimento de relações persistiu durante todo o dia, reafirmando que, no turismo, o sucesso vem da construção de parcerias sólidas.
Aroldo deu as boas-vindas aos participantes fazendo um resgate à história da Schultz, empresa fundada há 39 anos na cidade que hoje recebe a 17ª edição da convenção, e destacou circuitos paranaenses que são novidades no catálogo da operadora: “De Curitiba a Foz do Iguaçu”; “Descobrindo o Litoral do Paraná” e “Curitiba para Você”, esse último com opções de passeios no entorno da capital. Em seguida, ele entregou o troféu de Destino Anfitrião a Patricia Gusso, gerente de Eventos do Viaje Paraná.
Outros destinos foram mencionados por Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora, que convidou ao palco Woody Garcia (gerente de Produtos Américas), Ana Maria Moreschi (gerente de Produtos Internacionais) e Denise Farjalla (gerente de Produtos Nacionais) para detalhar a oferta disponível aos agentes.
Rodrigo também mencionou uma nova possibilidade de venda para os agentes de viagens: a tarifa Schultz neto com opção de pagamento em 12 vezes. “A novidade só não é válida para algumas redes hoteleiras com as quais temos contratos que não permitem a venda de tarifa neto”, diz. Adriana Santos e Rubens Avanzini, respectivamente gerente e gestor comercial da Schultz Vistos subiram ao palco com Aroldo para comunicar outra grande novidade: a partir de agora, os agentes passarão a ser comissionados todas as vezes que indicarem um cliente que feche qualquer serviço de visto consular.
Saúde financeira, segurança e inovação
Ana Santana, diretora-geral das empresas Schultz, abordou um tema delicado, porém extremamente necessário: a gestão financeira cuidadosa que garante a sobrevivência da empresa. Ela reforçou a transparência da Schultz em relação à saúde financeira, com dados públicos e disponíveis para consulta por meio de um portal dedicado, e repassou processos internos, lembrando do impacto de comissionamento antecipado, tributação, pagamento em cartão de crédito, head cambial e parcelamento para justificar algumas decisões. “Esse é um momento de conscientização de que o preço não é tudo na hora de comprar de uma ou de outra empresa”, finalizou.
A questão do preço também foi abordada por Luciano Bonfim, diretor comercial da Vital Card que lembrou as vantagens dos produtos aos agentes para reforçar que é preciso olhar além do valor financeiro. Ele fez um resumo dos benefícios exclusivos oferecidos que incluem desde uma nova faixa de Despesas Médico Hospitalares (DMH) – que agora chega a 150 mil reais, dólares ou euros – até a comissão flexível – que pode ser determinada pelo agente em qualquer faixa entre 5% e 65%.
Representada por Rafael Turra e Daniela Araújo, a TZ Seguros, corretora do grupo reforçou a importância de proteger tanto os passageiros, quanto os agentes de viagens e o caixa das empresas com o Seguros de Responsabilidade Civil Profissional Agência e com o Seguro de Responsabilidade Civil Ônibus, voltado a empresas com frota própria.
Em termos de inovação, a Schultz também é referência: Fabiano Simm, CEO da TZ Systems, apresentou aos agentes o Wikitravel.ai, plataforma recém-lançada e que pretende padronizar a informação turística, reunindo-a em um único local por meio de inteligência artificial.
Ele falou ainda sobre o P.O.T.A (Personal Online Travel Agency), serviço de criação de sites personalizados que a empresa oferece às agências de viagens interessadas em expandir seus negócios para o mundo digital. Além dessa facilidade, Ediel Santos, diretor Comercial da Meu Anúncio Web, subiu ao palco para ensinar os agentes a configurarem o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que funciona como vitrine para os negócios, e ia dar os primeiros passos na criação de anúncios no Google Ads e Meta Ads.
Destaques dos parceiros
Vindo da Espanha para a Convenção, Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo, apresentou alguns dos destaques do catálogo 2025-2027. “É preciso saber vender circuitos para ter sucesso com esse produto porque existe muita demanda, mas também um grande preconceito na venda”, defendeu. Durante a apresentação, ele detalhou os diferenciais da operação e adiantou novidades na gestão de tíquetes para entradas em atrações e monumentos – agora disponíveis para compra via sistema.
Maria Cristina, do Turismo da Bahia, exibiu o novo vídeo promocional do turismo do estado enquanto Molga Freire, vice-presidente da Emprotur, liderou uma viagem em fotos, vídeos e informações aos mais emblemáticos destinos no litoral e no interior do Rio Grande do Norte.
Já Jonas Lunkes, da MMC Receptivo, focou a apresentação nos produtos oferecidos na Serra Gaúcha, região onde a empresa que tem sede em Foz do Iguaçu passou a operar em dezembro do ano passado. Ele destacou os roteiros regulares e informou a composição de alguns combos de experiências exclusivas, sugerindo aos agentes que incluam as opções nos pacotes dos clientes.
Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições, detalhou produtos que vêm tendo grande procura e que atendem a todo o perfil de clientes. Além do Jalapão (TO), produto mais vendido no portfólio nacional da Schultz e que pode ser oferecido nas opções regular, grupos e privativo, a empresa também opera na Chapada das Mesas (MA) e passa a oferecer tours na Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Serras Gerais e Pirenópolis, entre outros destinos. As novidades incluem internet via satélite nos carros e um fervedouro exclusivo que está sendo estruturado no Tocantins.
A lista de Expositores da XVII Convenção Schultz, em ordem alfabética, é: 100 Limites Expedições, Air Europa, All Brazil Tours, Allseg Seguradora, Arar Tours – Destination Management Company, Bahia Turismo, Beto Carrero World, Blue Park, Civitatis, CM3 Brindes Personalizados, Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, Curitiba Turismo – Instituto Municipal de Turismo, Curta Curitiba, Europamundo, Exotic Tours and Travel, Família Madalosso, Gramado Inesquecível, Hard Rock Cafe Curitiba, Hellenic Travel Network, Hot Beach Parques & Resorts, Hotéis Deville, Iberostar Hotels & Resorts, Ika Malas, Jardim Atlântico Beach Resort, Kompas, Mabu Hotéis & Resorts, Ministério do Turismo de Israel, MMC Receptivo, Museu Oscar Niemyer, Nacional Inn, Nadai Comfort Hotel & Spa, Prefeitura de Curitiba, Sato Tours, Schultz DMC Portugal, Schultz Operadora, Schultz Vistos, Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Roraima, Serra Verde Express, SJ Hotéis & Resort, Slaviero Hotéis, TZ Seguros, TZ Systems, Verdesicilia Tour Operator, Viaje Paraná, Vipac, Visite Rio Grande do Norte, Vital Card e Wiki Travel AI.
Turma da Mônica é atração confirmada na ChocoPáscoa Gramado 2025
Parada de Páscoa terá ala exclusiva da Vila da Mônica Gramado com personagens, espaço temáticos com brincadeiras e distribuição de brindes
Um dos eventos mais aguardados da Serra Gaúcha, a ChocoPáscoa, começa nesta sexta-feira, 28 de março e segue até o dia 21 de abril em Gramado. Com uma programação repleta de atrações, o evento traz uma novidade: a Turma da Mônica marcará presença na Parada de Páscoa, desfile temático que promete encantar os visitantes. Os personagens estarão em um carro alegórico, em uma ala exclusiva, fechando o desfile.
Essa será a primeira vez, desde a abertura da Vila da Mônica Gramado, em outubro de 2022, que a Turminha encontrará o público diretamente nas ruas. “É uma grande honra participar da parada de Páscoa e fazer parte de um evento tão tradicional para a cidade. Gramado, conhecida como a capital do chocolate, nos brinda com a oportunidade de criar algo inédito com a Mônica, Cebolinha, Cascão e Milena reunidos em um espetáculo dessa magnitude. Esse é um momento especial para todos nós! Levaremos nossa alegria para encantar os turistas e convidá-los a viver experiências inesquecíveis” afirma a CEO Manoela Moschem.
Durante a ChocoPáscoa, que deve trazer mais de 700 mil visitantes para a Serra Gaúcha, a Vila da Mônica Gramado também estará presente em outros pontos turísticos da cidade. Na Rua Coberta, em frente ao Palácio dos Festivais, o parque terá um espaço com brincadeiras e brindes, além de cenários instagramáveis para que as pessoas se sintam no Bairro do Limoeiro. Além disso, aqueles que chegarem a Porto Alegre pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho também encontrarão ativações da Turma da Mônica. No quiosque do parque, em frente ao portão de desembarque doméstico, os turistas poderão receber brindes e ter mais informações sobre a ChocoPáscoa e a Vila da Mônica Gramado.
Experiência de Páscoa com Brasil Cacau
Quem visitar o parque no mês de abril, terá a oportunidade de participar da Experiência de Páscoa realizada em parceria com a Brasil Cacau. O programa inclui um encontro VIP com os personagens em um ambiente temático, além de receber kits exclusivos com chocolates da Turma da Mônica e um Sansão de pelúcia. A experiência está disponível para compra no site da Vila da Mônica Gramado, em dois períodos: de 11 a 13/04 e de 17 a 21/04 e durante o feriado de Páscoa.
Sobre a Vila da Mônica Gramado
A Vila da Mônica Gramado é um parque coberto e climatizado, voltado para a família, com mais de 20 atrações ambientadas no bairro do Limoeiro, onde a Turma da Mônica vive as suas aventuras. Eleito um dos 10 melhores parques de diversão do Brasil no Prêmio Melhores Destinos 2024/2025, já recebeu mais de 260 mil visitantes em dois anos de operação. Entre as principais atrações, estão a Cidade dos Carrinhos, o Laboratório do Franjinha, o Ateliê da Marina e as Casas da Mônica, do Cebolinha, da Magali, do Cascão, do Louco e da Milena, com infraestrutura completa para que as famílias passem o dia se divertindo com segurança.
Primeiro e único parque da América Latina a conquistar o selo LEED Platinum, que o coloca entre as edificações mais sustentáveis do mundo, a Vila da Mônica Gramado também é o primeiro parque temático global a conquistar a certificação WELL Platinum, que reconhece edifícios projetados e construídos para apoiar a saúde e o bem-estar de seus ocupantes.