Na Rota Vicentina com Anne Rasquin da Stress Free Zone
A Ambitur.pt estreia hoje uma nova rubrica inteiramente dedicada à Rota Vicentina com a missão de convidar os nossos leitores a embarcarem numa viagem pelo Sudoeste Alentejano e a conhecerem de perto o que é possível ver e viver nesta região. E quem melhor do que os empresários locais para mostrarem o que a Rota Vicentina tem de melhor? Por isso trazemos-lhe hoje a primeira entrevistada desta rubrica, Anne Rasquin, fundadora, gerente e terapeuta da Stress Free Zone, uma das empresas parceiras da Rota Vicentina, localizada em Vila Nova de Milfontes, cujo lema é “menos é mais” no sentido de contribuir para que o cliente possa desacelerar da rotina atribulada em que todos vivemos.
Quem é a Anne Rasquin e como surgiu a Stress Free Zone?
Natural da Alemanha, vivo em Portugal desde 1990. Depois de viver durante alguns anos em Lisboa, onde me formei como massagista e terapeuta, regressei ao Sudoeste Alentejano em 2002. Em conjunto com duas amigas e profissionais na área criámos a Stress Free Zone, uma empresa de serviço de massagens de qualidade e terapias diversas para a saúde e bem-estar. Com a procura deste serviço a crescer, fomos pioneiras em levar as massagens diretamente ao cliente, maioritariamente aos turismos rurais e até às praias do concelho de Odemira. Nos dias de hoje, a Stress Free Zone tem seis profissionais de qualidade para dar resposta à procura e necessidades dos nossos clientes.
Que tipo de atividade desenvolve a Stress Free Zone?
A Stress Free Zone oferece massagens e terapias de qualidade. Os tratamentos são diversos dependendo da necessidade do cliente e da escolha da massagista/ terapeuta. A oferta vai desde as massagens de relaxamento, biodinâmica, drenagem linfática, terapia sacrocraneana, massagem para casais em simultâneo, entre outras. Trabalhamos maioritariamente em parceria com Turismos, parceiros da Rota Vicentina, quando possível no próprio local para facilitar a estadia dos clientes.
O nosso foco é: “menos é mais” com o objetivo de acalmar o sistema nervoso do cliente, desacelerar da rotina atribulada em que vivemos e reencontrar a nossa própria essência.
Como surgiu o interesse em explorar este negócio? O que esta região tem de tão especial?
A Stress Free Zone surgiu pela vontade de desenvolver a procura e oferta de tratamentos de prevenção no âmbito da saúde e pelo bem-estar numa região que, na altura, tinha uma comunidade que desconhecia ou não tinha acesso a este tipo de serviço.
Como contribui a Rota Vicentina para o desenvolvimento turístico da região?
A Rota Vicentina contribui para o desenvolvimento turístico da região através do desenvolvimento de um turismo de qualidade, ligado à natureza e à cultura, ligado a toda a comunidade local e as suas atividades. Ao promover este tipo de turismo recebemos mais visitantes fora da época alta, visitantes mais conscientes e interessados no verdadeiro Sudoeste Alentejano.
O que há de diferente na atividade de acolhimento/ prestação de serviços aos turistas?
A Stress Free Zone é um grupo de seis profissionais que consegue dar melhor resposta à procura na rede de parceiros da Rota Vicentina, para além de termos um serviço mais diversificado e especializado.
Qual a experiência que pretendem proporcionar aos vossos clientes? Que serviços vos distinguem?
Uma experiência de bem-estar em que o cliente se possa entregar e ganhar consciência da relação entre o seu corpo, mente e alma. Para além de um bem-estar corporal queremos ajudar a tratar da origem, maioritariamente proveniente da nossa mente, das nossas vidas aceleradas e do stress cotidiano.
De que forma se relaciona a atividade/produto/serviço com a região?
O Sudoeste Alentejano tem um poder natural de criar bem-estar nas pessoas. Nós ajudamos com uma massagem ou terapia.
Da vossa oferta, se tivesse que eleger uma atividade/ produto qual seria o que melhor reflete a identidade da região?
A atividade que melhor reflete a identidade da nossa região é a “Caminhada dos 5 elementos”. Uma caminhada meditativa em que damos atenção aos elementos da natureza que nos rodeiam. Inclui um exercício com aprendizagem de “A respiração dos 5 Elementos. Em meio ambiente com a presença dos cinco elementos: água, terra, fogo, ar e éter que a Rota Vicentina oferece (fornece) numa abertura da mente e do corpo.