Na Rota Vicentina com Afonso Pereira, da Júnior Jacques Destiladores

A Ambitur.pt continua com esta rubrica dedicada à Rota Vicentina que tem como missão convidar os nossos leitores a embarcarem numa viagem pelo Sudoeste e a conhecerem de perto o que é possível ver e viver nesta região. E quem melhor do que os empresários locais para mostrarem o que a Rota Vicentina tem de melhor? Hoje falamos então com Afonso Pereira, proprietário e gerente da Júnior Jacques Destiladores, um projecto vocacionado para a produção de destilados de alta qualidade, com sede em Odemira.

Quem é Afonso Pereira, o proprietário da Júnior Jacques Destiladores?

Considero-me uma pessoa humilde, mas que acredita nas suas capacidades. Gosto de me sentir conectado com a comunidade onde resido e poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento local. Gosto de criar e desenvolver produtos e projetos que valorizem as nossas tradições e cultura.

Que tipo de atividade desenvolve?

Sou produtor de aguardente de medronho. Temos produção própria do fruto e destilaria. Fazemos visitas guiadas à destilaria

Como surgiu o interesse em explorar este negócio? O que esta região tem de tão especial?

Foi apenas quando me mudei para a Costa Vicentina em 2015 que conheci a aguardente de medronho. Fiquei impressionado com a qualidade deste produto e o orgulho das gentes que o produziam. No entanto, fiquei surpreso com a falta de produto disponível para venda em lojas, restaurantes, etc. e o desconhecimento que havia do produto nas cidades. Percebi que havia uma lacuna no mercado e procurei criar a oferta para dar resposta a essa lacuna. A íntima relação do produto com a natureza foi também um elemento determinante na minha decisão de avançar com o projeto.

O apelo que sentia pela região tinha a ver com a possibilidade de uma maior ligação com a natureza e a possibilidade de trabalhar um produto proveniente maioritariamente de florestas autóctones era uma oportunidade que não podia perder.

Como contribui a Rota Vicentina para o desenvolvimento turístico da região?

A Rota Vicentina tem criado um enorme destaque para a região, em particular para os amantes do turismo de natureza. Nesse sentido, a Rota veio a acrescentar bastante valor à região, na medida em que tem vindo a diversificar a oferta turística, valorizando a natureza e as paisagens locais.

Além disso, a Rota Vicentina, criou uma verdadeira rede de atividades, produtos e serviços que valoriza a experiência de qualquer visitante e que é altamente benéfica para os negócios incluídos nessa rede., pois faz a ligação entre os diferentes prestadores de serviços, que se complementam.

O que há de diferente na atividade de acolhimento/prestação de serviços aos turistas?

Julgo que com o crescimento da rota tem aumentado também a rede de associados, com mais e melhores produtos e serviços. Esse alargamento dá força ao projeto da rota vicentina e acima de tudo valoriza a experiência do visitante.

No fundo, com a Rota Vicentina, aglomerou-se a “massa crítica” de produtos e serviços da região. O que diversifica a oferta turística e acrescenta valor a toda a região e a todos os atores envolvidos.

Qual a experiência que pretendem proporcionar aos vossos clientes? Que serviços vos distinguem?

As pessoas quando nos visitam têm a oportunidade de ver e conhecer o processo de produção de uma aguardente tradicional portuguesa que é única no mundo. O visitante vai conhecer a planta do medronheiro, a importância que ela assume no território, e as suas principais valências; terá conhecimento sobre o processo de apanha, fermentação e principalmente irá assistir ao processo de destilação.

Depois o visitante é convidado a provar no nosso bar as nossas diferentes aguardentes de medronho e poderá também disfrutar de uma degustação de cocktails de medronho acompanhado das melhores iguarias locais; tenho a serra e o por do sol como pano de fundo.

De que forma se relaciona a atividade/produto/serviço com a região?

O medronho atualmente é considerado um dos produtos-chave para a região, em particular para o concelho de Odemira, onde se encontra a nossa destilaria.

O cliente ao visitar-nos terá assim a oportunidade e conhecer e provar um dos produtos ex-libris da região e se pretender levar consigo algo que é absolutamente exclusivo e raro no mundo das aguardentes.

 

Da vossa oferta, se tivesse que eleger uma atividade/produto qual seria o que melhor reflete a identidade da região?
A nossa oferta está toda englobada numa só atividade a que chamamos “medronho experience”. Esta experiência inclui a visita à destilaria com provas de medronho, incluindo cocktails e petiscos locais.

Situada no coração do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a nossa destilaria oferece uma verdadeira experiência imersiva nos aromas, sabores e tradições da região; tendo como cenário uma vista magnifica para a serra e os campos do Sudoeste e um cheiro intenso a maresia e todas as demais aromáticas características da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.