Mulheres fazem mais viagens de luxo do que os homens e destinam oito mil euros para o efeito

O recente estudo da Condé Nast Johansens “Hábitos de Férias de Luxo 2024”, traça o perfil a nível mundial de quem faz viagens de luxo durante o ano. Os dados revelam uma importante mudança ao longo das últimas décadas, e especialmente depois da pandemia: já há mais mulheres do que homens a viajar com a chancela de luxo.

60% dos viajantes desta tipologia são mulheres, entre 55 e 75 anos, com um rendimento anual superior aos 95 mil euros, dos quais elas destinam oito mil euros para viajar.

Ao nível de prioridades quando viajam está: comida e bebida (73%), natureza e atividades ao ar livre (52%), arte e cultura (47%), saúde e bem-estar (45%), tratamentos em Spa específicos (37%), decoração do lar e interiorismo (35%), jardinagem (35%), desporto e fitness (31%), a moda (29%), os tratamentos de beleza e a fotografia (26%), e ciência (20%). Destaca-se que para 19% das mulheres, os automóveis, a sustentabilidade, a tecnologia de consumo e a joalharia situam-se no mesmo ranking de importância. Os negócios e as finanças (17%) e em último lugar mencionam a compra de bagagem e acessórios de viagem (15%).

Estas mulheres, preferencialmente, continuam a viajar com os seus parceiros (75%), embora o prazer de viajar com amigas surja em segundo lugar (30%), frente à opção de viajar com os filhos (26%). Viajantes solitárias surgem em menor número, pois apenas 22% preferem viajar sozinhas.

Quanto maior a idade, maior o poder económico. Apenas 13% das mulheres de 25 a 34 anos, e 12% de 35 a 44 anos têm rendimentos superiores aos 95 mil euros anuais.Para as que usam redes sociais como fonte de inspiração e consulta, para planear as viagens de luxo, verifica-se que a idade é inversamente proporcional à capacidade económica e ao status social.

São as mulheres mais jovens as que usam as redes sociais para inspirar-se para viajar, por exemplo, uma análise do uso da internet da Condé Nast Johansens mostra que: 60% visita Facebook da marca, 55% o Instagram, 26% TikTok, 23% YouTube, 19% LinkedIn, 18% X (antigo Twitter), 15% Pinterest.

Se olhamos para o TikTok como mostra, 46% das mulheres de entre 25 e 34 anos e 32% de entre 35 e 44 anos visitam TikTok da Condé Nast Johansens para inspirar-se e selecionar o seu hotel e destino de luxo. Mas, apenas 9% das mulheres de entre 45 e 54 anos e 4% de entre 55 e 44 anos recorrem a essa rede.

Quando elas visitam qualquer uma das redes sociais da marca e o website da Condé, elas procuram: um nível distinguido de hotéis e spas de luxo e uma ampla seleção de destinos únicos (89%), a fiabilidade internacional de décadas da marca (86%), a certeza da excelência graças à inspeção anual dos hotéis por parte dos local experts (78%), a análise específica de quem é perito em viagens de luxo (77%), encontrar a inspiração e o relato das experiências de viagem que não encontram noutros meios (75%), ofertas especiais e pacotes especiais de experiências únicas (75%) e a motivação e a inspiração para tomar a decisão de reservar e viajar (73%).