MSC Cruzeiros reduzirá emissões em toda a frota até 15% com nova ferramenta de otimização de planeamento de itinerários
A MSC Cruzeiros verá as emissões da sua frota de navios reduzida em até 15% em 2026, graças à introdução de uma nova ferramenta de otimização de planeamento de itinerários denominada OptiCruise.
A companhia desenvolveu um novo modelo matemático com a OPTIMeasy, uma empresa de investigação afiliada à Universidade de Génova, que examinou exaustivamente vários fatores que influenciam o planeamento de cada um dos itinerários da MSC Cruzeiros para alcançar o nível ideal de eficiência para uma viagem, mantendo ou aumentando a satisfação dos passageiros.
Tradicionalmente, o planeamento de viagens no setor global de cruzeiros tem sido fortemente orientado para a atratividade dos destinos dos navios para potenciais turistas. O OptiCruise alarga substancialmente o âmbito de aplicação para incluir vários outros aspetos que influenciam a eficiência de um itinerário, incluindo a sequência das escalas, as horas de partida e de chegada aos portos, a velocidade do navio, a atração e o interesse dos destinos para o turista, as excursões em terra e os custos operacionais, como o combustível, as taxas portuárias e as provisões alimentares.
Os algoritmos da ferramenta utilizam todas as informações para identificar itinerários otimizados, que continuam a ser atrativos para os passageiros, ao mesmo tempo que permitem a eficiência energética.
O planeamento do itinerário dos navios de cruzeiro ocorre normalmente dois anos antes de uma viagem e os benefícios do OptiCruise serão evidenciados em 2026, quando a frota da MSC Cruzeiros contar com 24 navios.
O MSC Bellissima foi escolhido para avaliar o protótipo da tecnologia durante um período de 12 meses, enquanto o navio navegava entre 17 portos no Mar Mediterrâneo.