Melhores sommeliers do mundo participam no Douro Somm Camp até 4 de julho
Pelo terceiro ano consecutivo, o desafio foi lançado a sommeliers dos quatro cantos do mundo: explorar o Douro num bootcamp educacional imersivo. De 1 a 4 de julho, o Douro Somm Camp está de regresso, com uma programação distribuída por algumas das mais importantes propriedades da família Symington, na região do Douro e em Vila Nova de Gaia.
A iniciativa, organizada pela School of Port – a plataforma educativa da Symington Family Estates –, pretende educar sobre o vale do Douro e os seus vinhos, contribuindo para a valorização da região, bem como promover o vinho do Porto junto dos canais on-trade. Os participantes – alguns dos melhores sommeliers do mundo – terão, assim, a oportunidade de visitar quintas e adegas, conhecer produtores e provar o que de melhor se produz no Douro vinhateiro.
Na edição deste ano, o Douro Somm Camp conta com a presença de sommeliers de 18 nacionalidades, oriundos de três continentes, reunindo players dos mercados europeu, asiático e norte-americano que desejam saber mais sobre a região.
Rob Symington, diretor da Symington Family Estates, refere que “o Douro Somm Camp é uma iniciativa de sucesso que nos tem permitido elevar o nome do Douro e mostrar a profissionais aclamados aquilo que de melhor se faz na região. Mais do que conhecedores dos nossos vinhos, os convidados saem desta incrível experiência como verdadeiros embaixadores do Douro para toda a vida”.
Com o Porto como ponto de partida, a programação da edição de 2024 propõe quatro dias de partilha de conhecimento, sempre com o Douro como protagonista. No primeiro dia, os participantes serão transportados até à Quinta dos Malvedos – a “casa” da Graham’s no Douro –, onde o leque de atividades inclui uma masterclass sobre Porto Vintage, assim como alguns momentos de convívio e networking.
O segundo dia fica marcado pela visita à histórica Quinta do Vesúvio, propriedade bicentenária adquirida pela Symington em 1989, com deslocação de comboio. O alinhamento inclui uma prova de vinhos DOC Douro, almoço no terraço e uma visita à adega – um dos últimos locais do mundo onde ainda é realizada a pisa a pé. O terceiro dia, por sua vez, tem a Quinta do Bomfim como pano de fundo, com masterclasses dedicadas à vitivinicultura e clima, e aos tawnies envelhecidos. Ambas as sessões serão transmitidas em direto através do Instagram da School of Port, e dos canais do YouTube da School of Port e da Symington, podendo ser acompanhadas por todos os interessados. O programa fica completo com um picnic no espaço Merenda na Vinha e um jantar no restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos, que passou a integrar, no início do ano, o conceituado Guia Michelin.
No último dia da iniciativa, os 18 sommeliers convidados irão regressar ao Porto, onde terão a possibilidade de visitar as Caves Graham’s – situadas na zona histórica de Vila Nova de Gaia –, com almoço no restaurante Vinum at Graham’s. Da parte da tarde, terá lugar uma masterclass sobre sustentabilidade, também com transmissão online.
A visita e jantar na Factory House, um testemunho do papel da comunidade inglesa na produção e comércio do vinho do Porto, põe fim a quatro dias de uma programação voltada para dar a conhecer a história, o saber e a qualidade da produção de vinhos do vale do Douro.