O primeiro hotel híbrido de cinco estrelas e Museu de Arte Contemporânea da Europa abriu oficialmente em Lisboa, com o restaurante Contemporâneo – Food&Wine. Após a inauguração do Museu de Arte Contemporânea Armando Martins em março passado, no restaurado Palácio Condes da Ribeira Grande, situado no eixo cultural Alcântara-Belém, o MACAM abriu oficialmente o MACAM Hotel, tornando-se o primeiro museu de arte contemporânea híbrido com hotel de cinco estrelas na Europa. A par desta oferta única, o MACAM inaugurou também o restaurante Contemporâneo — Food&Wine, trazendo uma abordagem inovadora à gastronomia portuguesa, inspirada pela Coleção do Museu.
O espaço de 13.000 metros quadrados, reimaginado pelo atelier português MetroUrbe, combina património histórico com uma marcante extensão contemporânea. A fachada do edifício das exposições temporárias, desenhada pela premiada artista e ceramista Maria Ana Vasco Costa, apresenta azulejos tridimensionais que celebram a tradição cerâmica portuguesa. Destacando o êxito no restauro e ampliação do Palácio Condes da Ribeira Grande, o MACAM foi recentemente distinguido com o Prémio Gulbenkian Património 2025 — Maria Tereza e Vasco Vilalva, um dos mais prestigiados galardões atribuídos a intervenções exemplares no património cultural.
Fundado pelo empresário português Armando Martins, o MACAM expõe a sua coleção de mais de 600 obras, desde o final do século XIX até à atualidade, reunida ao longo de cinco décadas. Com o lema “A Casa das Coleções Privadas” (The House of Private Collections), o MACAM acolhe também exposições de outros colecionadores, concretizando a visão de Armando Martins de tornar a arte privada acessível a todos.
O MACAM Hotel, unidade cinco estrelas sob a direção de Vera Cordeiro, oferece 64 quartos exclusivos cuidadosamente projetados para unir arte e conforto absoluto. A Coleção MACAM expande-se harmoniosamente pelos corredores, quartos e terraços, proporcionando uma experiência de alojamento única e a oportunidade de conviver de perto com obras de artistas portugueses e internacionais. A riqueza da decoração é realçada pelos interiores assinados pela dupla Andrez&Andrez e por uma iluminação sofisticada da Lightware. Os quartos repartem-se entre o edifício histórico do Palácio e a ala contemporânea, cada um oferecendo ambientes distintos e vistas privilegiadas.
Os hóspedes do MACAM têm ainda acesso livre às galerias do Museu, tornando cada estadia uma verdadeira imersão no universo da arte moderna e contemporânea.
O MACAM Hotel inclui distintas categorias de quartos, aliando o charme histórico ao design contemporâneo. No Palácio, os hóspedes podem escolher entre os quartos Palace, com vista para o jardim ou para a Rua da Junqueira e terraços comuns com vista para as suas obras site-specific especialmente criadas para o espaço; os quartos Artists, com terraços privados e vista sobre a Ponte 25 de Abril; os amplos Authentic, com detalhes arquitetónicos únicos e tetos altos; ou o quarto Panoramic na torre do Palácio, com vistas panorâmicas de 360° sobre Alcântara e o Rio Tejo. Ainda na ala do Palácio, situam-se os espaçosos Studios – com entrada privada e exclusiva a partir da Travessa do Conde da Ribeira – ideais para estadias prolongadas com kitchenettes e iluminação atmosférica, incluindo o exclusivo Collector Studio que possui dois terraços privados. Na ala contemporânea, os quartos Contemporary destacam-se pela estética minimalista e incluem amplas varandas com vista para o jardim do MACAM, e os quartos Family adaptados para famílias com crianças, com total conforto e todas as comodidades.
Para complementar a experiência cultural, os hóspedes têm acesso à magnífica Biblioteca D. João da Câmara situada no Palácio, nomeada em homenagem ao primeiro escritor português indicado ao Nobel da Literatura, que aqui nasceu. A biblioteca alberga centenas de volumes da coleção pessoal do fundador Armando Martins proporcionando um ambiente de leitura único com vista para a Rua da Junqueira.
Para relaxar, o Rooftop Pool Bar tem vistas deslumbrantes para o Tejo, onde a piscina e o bar ao ar livre são o cenário ideal para cocktails exclusivos e refeições ligeiras sob a luz dourada de Lisboa. Para completar a experiência, o hotel conta ainda com um moderno ginásio onde os hóspedes podem manter o seu exercício físico durante a estadia.
O restaurante Contemporâneo – Food&Wine do MACAM é liderado pelo Chef Tiago Valente e pela Chef de Pastelaria Lara Figueiredo, ambos apresentando um olhar renovado sobre a gastronomia portuguesa.
No coração do MACAM, a antiga capela dessacralizada do Palácio foi transformada num bar e sala de espetáculos denominada àCapela – Live Arts & Bar. O espaço conserva a imponência da arquitetura original, agora enaltecida por uma instalação site-specific do artista espanhol Carlos Aires. O àCapela acolhe artes performativas e mantém serviço de bar, podendo também ser reservado para eventos privados. O público é convidado a saborear petiscos e cocktails enquanto assiste a uma programação eclética de música ao vivo e performances, que vão do fado e jazz ao indie pop.


















































