Loulé, onde o passado e o presente se unem para projetar o futuro
O concelho de Loulé é um mosaico colorido por aldeias típicas, paisagens de extraordinária beleza que descem da serra ao litoral, zonas urbanas que apostam numa arquitetura moderna alinhada ao majestoso património histórico.
A cidade de Loulé, sede do concelho, transporta-nos a épocas remotas preservadas nos monumentos da sua zona histórica, a não perder os Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto.
Outrora considerada uma das cidades mais ricas em artesanato, tem hoje em desenvolvimento o projeto Loulé Criativo, iniciativa da autarquia que aposta na valorização da identidade do território e que tem como força motriz a criatividade e a inovação.
O litoral, com as suas extensas praias de areia dourada, complexos turísticos de qualidade e o melhor destino de Golfe, contrasta com um interior de aldeias típicas abrigadas por montes verdejantes, onde a gastronomia, o folclore, o artesanato, as técnicas agrícolas, as festas religiosas e a música popular, caracterizam a genuinidade das gentes serranas.
No interior do concelho, em pleno território do aspirante a Geoparque Algarvensis (na foto superior), descubra a mítica RotaN2, entre na típica aldeia do Ameixial onde, para além do espelho de água na Fonte da Seiceira, pode também visitar as antas “Pedra do Alagar” e “Anta do Beringel”.
Dos inúmeros eventos dinamizados no concelho, destaca-se o Festival MED, Carnaval, festa da Mãe soberana, Santos Populares, que atraem ao concelho milhares de visitantes todos os anos.
Visitar Loulé é descobrir um concelho onde passado e presente se unem para projetar o futuro.
*Este texto foi publicado na edição 346 da Ambitur.